Conheça as principais regras da natação!
As regras da natação vão muito além do estilo de nado escolhido para praticar. Todas as normas levam em conta o tamanho da piscina, assim como os trajes obrigatórios para uso e a distância de cada modalidade de nado.
O esporte que pode ser praticado individualmente ou em revezamento, envolve técnicas e normas importantes para que a prática seja feita de forma eficiente. Além disso, a modalidade pode ser praticada pelos profissionais do esporte e por aqueles que buscam a prática esportiva amadora.
Estar por dentro das regras da natação, ajuda não apenas no desenvolvimento das atividades, como também no acompanhamento das competições oficiais. Afinal, as Olimpíadas de 2024 já estão aí, e a natação é uma das modalidades que valem a pena acompanhar!
Tamanho da piscina
É claro que quem pratica natação como hobby, não precisa necessariamente levar a risca esta regra. Porém, os profissionais só podem realizar a prática se a piscina for denominada olímpica e tiver 50 x 25 metros com 3 metros de profundidade.
Outra opção é a piscina curta, como é chamada. Ela pode atingir até 25 x 20 metros. Já quando o assunto é se a piscina deve ou não ser coberta, essa não chega a ser uma das regras da natação. Ou seja, a modalidade pode ser praticada ao ar livre ou em ambiente fechado.
Espaço ocupado
Quando a piscina for usada para competições, sejam oficiais ou não, a regra do espaço ocupado da piscina deve ser uma das regras da natação levada a sério. A piscina deve ser dividida em 8 espaços iguais.
Dessa forma, os atletas podem completar a prova sem estarem apertados e com o espaço justo para todos, sem privilégios para alguém. Além disso, é sempre importante destacar que os atletas não podem ultrapassar o espaço delimitado para cada um.
Distância de cada prova
Há 6 tipos de provas presentes nas regras da natação, são elas: livre, costas, peito, borboleta, medley e revezamento. Para que todas sejam cumpridas de forma correta, cada uma conta com uma distância exata a ser percorrida.
O nado livre pode ser disputado em até 6 distâncias, segundo as regras da natação: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Já o de costas, peito e borboleta, devem ser disputados em 50m, quando a disputa não for olímpica, e em 100m e 200m quando a disputa for oficial.
O nado medley, que é a junção de todos os estilos, pode ser disputado 100m, 200m e 400m, porém sempre ¼ da distância deve ser dedicada para cada estilo de nado. Por último e não menos importante, o revezamento pode ser de 4x100m e 4x200m em estilo livre e 4x100m em medley.
Largada
Se cada modalidade de nado tem as suas regras da natação, todas elas têm a mesma regra quando se trata da largada. Na natação, é extremamente proibido queimar a largada e, caso isso aconteça, o competidor será desclassificado da prova.
Mas atenção, aqui estamos falando no momento da largada e não no estilo de partida. Afinal, cada modalidade conta com um estilo de partida único, seja por mergulho ou já dentro da água.
Se você quiser conhecer todas as modalidades da natação, basta clicar na aba modalidades, aqui no site, e depois em “natação”. O Esportes Aquáticos te ensina tudo sobre as modalidades e as regras da natação.