Conheça as regras do Nado Sincronizado para competições!
Você conhece este tipo de esporte pela tv, mas você sabe dizer quais são as regras do nado sincronizado nas competições? Apesar de ser um esporte em conjunto, existem algumas regras que precisam ser seguidas para que haja um bom aproveitamento do time.
O nado sincronizado é considerado por muitas pessoas um esporte que envolve elementos de vários outros esportes, pois requer dança, disciplina, arte e principalmente, uma boa sincronia, o que o caracteriza como um esporte de caráter híbrido.
A categoria teria surgido em 1920 através de uma professora americana chamada Katherine Curtis, que passou a incluir coreografias ao som de uma música e formar figuras com os corpos das nadadoras. Em 1933, um nadador chamado Norman Ross utilizou o termo pela primeira vez, sendo esta data considerada como a data oficial do reconhecimento do nado sincronizado.
Hoje, iremos falar um pouco mais sobre este esporte, quais são as principais regras e o que esperar do esporte este ano.
Regras do Nado Sincronizado: Regras Gerais
Existem algumas regras gerais do nado sincronizado as quais incluem a presença de pelo menos 9 integrantes do grupo, provas de etapa preliminar, avaliações distintas e em três painéis com cinco juízes cada.
Cada painel de juízes é responsável por avaliar apenas um dos quesitos, dessa forma, há um painel para avaliar a impressão artística, outro para avaliar a execução e outro para avaliar as dificuldades da coreografia.
O que são as rotinas no Nado Sincronizado?
As rotinas fazem parte da etapa preliminar do nado sincronizado as quais incluem duas apresentações diferentes, que são a rotina livre e a técnica.
A rotina técnica trata-se de uma prova onde as atletas devem seguir algumas regras obrigatórias. Duplas possuem até dois minutos e vinte segundos para se apresentarem, já os grupos têm dois minutos e cinquenta segundos.
A rotina livre é uma prova onde não existem restrições quanto aos elementos da coreografia, e o tempo também é maior, de três minutos para duplas e quatro minutos para equipes.
Regras do Nado Sincronizado: Solo
O nado sincronizado na sua versão solo possui algumas regras também, contudo, elas são relacionadas às posições que o atleta deve fazer durante a apresentação.
Algumas destas regras incluem: manter a posição vertical em uma coreografia na qual o nível da água deve ficar entre os joelhos e os quadris, realizar um giro de 360º numa mesma posição com um movimento uniforme e descer.
Quanto maior for a parte do corpo para fora da água, maior é a nota do atleta, desde que mantenha a sua posição vertical.
Outras regras incluem fazer alguns movimentos como a alçada de tronco, o parafuso combinado, dentre outros passos.
Como melhor pontuar no solo do Nado Sincronizado?
Para obter uma melhor pontuação no nado sincronizado solo, é preciso que o atleta saiba o que faz, para que seus movimentos sejam rápidos, precisos e que contenham equilíbrio e harmonia.
O que é o Eggbeater no Nado Sincronizado?
Um eggbeater é quando o atleta realiza um movimento de deslocamento lateral ou frontal com os braços do lado de fora da água. É um movimento extremamente difícil de ser executado.
Regras do Nado Sincronizado: Duetos
Algumas das regras do nado sincronizado em duetos são os movimentos de ariana, a posição vertical, entre outros. Confira!
O que é a Ariana no Nado Sincronizado?
A ariana trata-se de uma categoria analisada pelos juízes na qual é avaliado a flexibilidade da coluna e sua mobilidade entre as pernas e os quadris.
Como ganhar boas notas no Dueto do Nado Sincronizado?
A boa nota nos duetos vem da sincronia da dupla e dos movimentos realizados com maior flexibilidade.
Regras do Nado Sincronizado: Equipe
As regras para a equipe são os movimentos que devem ser realizados em ordem. Tratam-se de regras que vão de 1 a 8 itens, que são fundamentais para a equipe obter nota boa.
O que é o Twirl no nado sincronizado?
Um twirl é quando os atletas devem levantar a perna para a posição vertical e girar em 360º, em que o eixo do “parafuso” (nome dado a esta técnica) deve ser o centro do corpo e todos na equipe devem estar sincronizados.
Como ganhar boa pontuação no Nado Sincronizado em Equipe?
A boa pontuação em equipe dependerá da sincronia entre os membros, bem como a sua expressão artística e a execução de todos os movimentos listados nas regras do nado sincronizado.