Conheça os recordes da Natação e algumas curiosidades!
Os recordes da natação são os eventos que mais marcam a história desse esporte. Atualmente, há grandes nomes de atletas eternizados por conta de seus recordes, um dos nomes que são bem conhecidos é o do fenômeno Michael Phelps.
A natação é um esporte considerado tradicional e bastante conhecido mundialmente. Nos Jogos Olímpicos, esse esporte é bem esperado por todos os espectadores. Hoje, a natação é a segunda competição que mais entregou medalhas aos seus competidores.
Recordes da Natação: o fenômeno Michael Phelps
O nadador profissional já aposentado, Michael Phelps, tornou-se um dos maiores nomes dos recordes da natação. Ele foi capaz de conquistar 37 recordes mundiais durante sua carreira e hoje é o atleta com mais medalhas de ouro da história. Oito delas foram recebidas nos Jogos de Pequim, realizado em 2008.
As vitórias de Michael Phelps fizeram do Norte-americano o novo recordista do esporte. Antes, a marca era de Mark Spitz, que havia batido a marca de 7 medalhas de ouro nos Jogos de Munique, no ano de 1972.
Após ganhar 19 medalhas olímpicas, meta batida nos Jogos de Londres em 2012, Michael Phelps recebeu o título oficial de atleta com mais medalhas da história. Anteriormente, este título era de Larisa Latynina, ex-ginasta soviética.
Caeleb Dressel e seus 4 recordes
Outro norte americano que tem seu nome marcado pelos recordes da natação é Caeleb Dressel. O atleta, de apenas 25 anos, é multi-medalhista em campeonatos de natação.
Dressel conquistou ouro em 4x100m medley e livre. Em 2020, foi campeão de cinco ouros.
O atleta superou o recorde da natação de Kyle Chalmers, na final dos 100 m livre. Além de superar Kyle, o americano desbancou Florent Manaudou, com o tempo de 20s24 nos 50 metros livre.
Além da marca de outros competidores, Dressel conseguiu bater a sua própria. Em Tóquio, o americano atingiu o tempo de 49s45, em 2019 sua marca era de 49s50. Para completar sua estante de recordes da natação, o atleta tornou-se o primeiro nadador que completou 100M borboleta em menos de 48 segundos.
Sun Yang: 02 recordes em Londres 2012
O nadador chinês Sun Yang é um dos nomes que integra a lista de recordes da natação. Ele é considerado o primeiro nadador de origem chinesa a vencer a prova dos 400m livre. Na mesma competição, o atleta bateu o recorde mundial de 1.500m livre, que estava intacto há mais de 20 anos nas competições olímpicas.
Infelizmente, em 2014, Yang foi pego no antidoping. Isso resultou na suspensão de oito anos da natação. O exame mostrou a substância estimulante trimetazidina em seu organismo.
Katie Ledecky: recordes olímpicos femininos
No feminino, quem tem destaque nos recordes da natação é a americana Katie Ledecky. Atualmente, seu nome é citado como um dos maiores por conta de sua conquista de cinco ouros e 15 títulos de competições mundiais.
Ao todo Katie Ledecky obteve a marca de 14 recordes batidos. Suas maiores marcas são nas modalidades de 400m, 800m e 1500m nado livre.
Com apenas 25 anos, Ledecky chama atenção por sua precisão técnica durante as provas. Seus melhores resultados são em provas de longa distância, onde atinge ótimas velocidades.
Emma Mckeon: quebra de recordes olímpico 50 M livre
A nadadora Emma Mckeon quebrou o recorde olímpico de 50 m livre na modalidade feminina. O recorde foi porque a australiana conseguiu completar a prova em menos de 24 segundos. Mckeon saiu dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o total de 6 medalhas, 3 ouros e 3 bronzes.
Tatjana Schoenmaker: a rainha do nado peito
Considerada a rainha do nado de peito, a sul-africana Tatjana Schoenmaker conquistou o recorde de tempo mundial na modalidade 200 metros peito. O tempo obtido foi de 2:18.95, que rendeu o primeiro ouro da África do Sul em uma competição Olímpica.
Anteriormente, a atleta Schoenmaker, de apenas 24 anos, já havia conquistado a medalha de prata na modalidade de 100 metros. Sua vantagem foi de 0,97 da atleta Lilly King.
A natação é o segundo esporte olímpico com maior número de medalhas. Perde apenas para as competições de atletismo. Esse esporte é muito bem valorizado atualmente, com novos atletas em destaque todos os anos.
[…] a Ana Marcela Cunha foi campeã olímpica em Tóquio, no ano passado, nos 10 km, já tem sua vaga garantida para o mundial. Dessa forma, a […]