Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Quais os maiores recordes de Saltos Ornamentais. Fonte/Reprodução: original.

Conheça os recordes e curiosidades dos Saltos Ornamentais! 

Apesar de na televisão parecer algo fácil, os saltos ornamentais são uma das categorias mais difíceis na área dos esportes além de ser também muito perigoso se mal realizado. Para que um atleta consiga realizar bem o salto ornamental, é necessário muito treino, dedicação, esforço e também abrir mão de algumas coisas a fim de conseguir entrar para competição.

Hoje separamos alguns dos melhores atletas desta categoria e algumas curiosidades dos Saltos Ornamentais para você aprender um pouco mais sobre este esporte!

Vamos lá?

Curiosidades dos Saltos Ornamentais: Quem é o mais jovem campeão europeu?

Um nome muito falado é o do jovem Oleksii Sereda que é considerado hoje o mais jovem campeão europeu na categoria de saltos ornamentais. 

O jovem nasceu na cidade de Nikolaev e começou seu contato com a àgua aos 6 anos de idade tendo mais tarde sido apresentado aos saltos ornamentais com 9 anos. 

Curiosidades dos Saltos Ornamentais: Quem é o mais jovem campeão europeu?
Quem é o mais jovem campeão de saltos ornamentais. Fonte/Reprodução: original.

Depois de muitos treinos, a família do jovem resolveu colocá-lo para participar do mundial de esportes aquáticos realizado na Coreia do Sul. Contudo, no campeonato realizado na Ucrânia, o jovem conseguiu bater o recorde de Tom Daley e conseguiu obter o primeiro lugar.

Quem foi o atleta que usava a dança como base para os Saltos Ornamentais?

Um atleta muito conhecido no meio de saltos ornamentais foi Greg Louganis que utilizava a dança como uma inspiração para os seus saltos ornamentais. Ele começou a se interessar pela dança a partir de sua irmã e logo depois, estudou dança clássica durante anos, o que facilitou a sua entrada no mundo atlético sendo esta uma das curiosidades dos Saltos Ornamentais.

Xie Siyi e o recorde olimpico

Xie Siyi é um atleta de saltos ornamentais nascido na China e se tornou um campeão olímpico após conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Verão ocorridos em 2020 em Tóquio. Bateu o recorde olímpico ao realizar um nado sincronizado de 3 metros juntamente com o salto de trampolin de 3 metros garantindo o ouro.

Quem é o maior medalhista de Saltos Ornamentais Olímpico? 

O maior medalhista de saltos ornamentais é o nadador Dmitry Sauitin, o russo que mais possui medalhas, tendo conseguido 8 medalhas ao todo desde 1992 até 2008.

Quem foi o primeiro atleta brasileiro de Saltos Ornamentais?

A primeira competição que ocorreu no Brasil foi no Rio de Janeiro em 1913 e uma das curiosidades dos Saltos Ornamentais é que o primeiro atleta brasileiro de Saltos Ornamentais foi Adolpho Wellisch e que também venceu a competição. 

Algumas curiosidades!

Separamos abaixo algumas curiosidades dos Saltos Ornamentais. Confira!

Saltos ornamentais eram inicialmente apenas para os homens

Foram incluídos pela primeira vez em Saint Louis em 1904 e apenas homens poderiam fazer

Não era considerado um esporte 

Os saltos ornamentais eram considerados parte da rotina de um esportista, contudo, não eram considerados como mais uma categoria até que em 1600 passou a ser praticada de uma maneira mais formal.

A primeira fotografia de um salto ornamental ocorreu em 1871

Na ponte de Londres, aconteceu a primeira competição fotografada e documentada o que foi muito bom para o alcance que o esporte teve depois.

Essas foram algumas das curiosidades dos Saltos Ornamentais! Se você gosta de aprender sobre os saltos ornamentais, continue a acompanhar os nossos artigos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.