Cuidados ao fazer hidroginástica
Assim como em todos os esportes, é necessário tomar alguns cuidados na hidroginástica para que a prática tenha seus benefícios otimizados e riscos mitigados. Afinal, apesar de ser uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive idosos, ninguém está ileso de acidentes e até mesmo problemas que possam ser causados por erros nas práticas.
Portanto, entenda mais sobre essa atividade e quais os necessários cuidados na hidroginástica, para prestar atenção nas práticas e garantir os melhores resultados.
Para que serve a hidroginástica?
A hidroginástica é uma atividade que consegue movimentar o corpo como um todo e serve para melhorar o condicionamento físico, a força muscular e a resistência.
Além disso, ela também proporciona benefícios mais focados, como a redução da hipertensão, diminuição de inchaços e até mesmo a melhora das noites de sono.
Quem pode fazer hidroginástica?
Por ser uma atividade de baixo impacto e com menos riscos de lesões, ao tomar os devidos cuidados na hidroginástica, essa é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e até mesmo por gestantes. Inclusive, quando falamos em exercícios físicos para idosos, a hidroginástica costuma ser muito recomendada pelos médicos.
No geral, a prática dela só é contraindicada para pessoas que possuem algum problema de saúde como epilepsia, doenças renais e cardiopulmonares e também por quem faz radioterapia. Porém, caso haja alguma dúvida, é sempre recomendado conversar com seu médico de confiança, o que é um dos prévios cuidados na hidroginástica a se observar.
Quais os cuidados ao fazer hidroginástica?
Os cuidados na hidroginástica são essenciais para que você aproveite a atividade da melhor maneira possível. Abaixo, confira alguns desses cuidados:
- Não realize a atividade em jejum, o recomendado é realizar uma refeição leve cerca de 1 hora antes da aula;
- Beba muita água, até mesmo durante a aula;
- Preste muita atenção na hora de entrar e sair da piscina para que não ocorram quedas;
- Evite entrar na piscina usando cremes corporais ou no cabelo;
- Sempre ao fim da aula, tome banho com água doce para remover o cloro da pele.
Esses são apenas alguns cuidados na hidroginástica que se deve ter, mas preste sempre atenção nas instruções do seu professor para que a aula ocorra em segurança e seja bem aproveitada.
Quais equipamentos usar na hidroginástica?
Alguns acessórios e equipamentos podem te ajudar durante a aula, inclusive para ampliar os cuidados na hidroginástica. A maioria deles, a própria escola irá fornecer para o uso durante a aula, porém outros são de uso pessoal e devem ser levados em todas as aulas. Conheça alguns desses equipamentos:
- Roupa de banho confortável;
- Meias antiderrapantes;
- Touca;
- Óculos de mergulho;
- Boia espaguete;
- Bolas;
- Pranchas.
Dependendo do público e do tipo de aula, podem ser acrescentados acessórios com peso que vão ajudar a aumentar a resistência e a força física do aluno. No entanto, esses acessórios serão sempre indicados por profissionais, que estão atentos aos cuidados na hidroginástica.
Quais os melhores exercícios para se fazer na hidroginástica?
Os exercícios da hidroginástica também podem ser adaptados para diferentes tipos de alunos e necessidades, mas alguns são excelentes para todas as idades, como, por exemplo:
- Caminhada;
- Flexão de braço;
- Agachamento;
- Prancha;
- Elevações de perna;
- Equilíbrio sobre a prancha.
Alguns exercícios são os mesmos praticados nas academias, porém, quando feitos na água eles resultam em menos impacto nas articulações e muitas vezes, por conta da resistência da água, eles também podem ter os efeitos potencializados.
Não há dúvidas sobre os benefícios que essa atividade pode proporcionar para a saúde em geral. Porém, é essencial que os cuidados na hidroginástica sejam tomados da maneira correta, para que o aluno possa praticá-la em segurança e aproveitar os benefícios da aula por muito tempo. A atenção deve sempre ser redobrada no caso de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e até mesmo crianças.