Conheça 5 dicas para iniciantes na natação
Se você quer fazer natação, mas não sabe por onde começar, veja nossas dicas para iniciantes na natação. E inicie seus treinos sem medo! Principalmente, quando o assunto é saúde, praticar esporte é uma ótima resposta.
A primeira vantagem é o fato da atividade ser realizada dentro d’água, causando menos impacto ao corpo, consequentemente, reduzindo risco de lesões e permitindo a prática em qualquer época do ano.
Assim, se ainda está em dúvida ou não sabe por onde começar. Continue com a leitura deste artigo, conheça as dicas para iniciantes na natação e outras informações relevantes sobre essa prática, confira.
Quais são as principais dicas para iniciantes na natação?
Uma das primeiras dicas para iniciantes na natação é escolher os equipamentos adequados para seu conforto, por exemplo: sungas, maiôs e óculos ajustados. Começar praticando poucos metros também é ideal, acrescendo no máximo 300 metros a cada semana.
A prática de exercícios para respiração, flutuação e movimentação na água ajuda a obter confiança e domínio. O nado borboleta não é indicado a principiantes, portanto opte por estilos menos exigentes. Inicie com dois treinos semanais, aumentando gradativamente, até cinco no máximo.
Por que a natação é um bom exercício para iniciantes?
Uma das principais vantagens da natação é o baixo impacto da atividade, por ser realizada dentro da água, previne lesões nas articulações, por exemplo. Porém, a modalidade exige muito da coluna e membros superiores, logo deve-se ter atenção e cuidado ao realizar os movimentos.
Outro ponto positivo é o conforto de realizar uma atividade física e, ao mesmo tempo, se refrescar, visto que se encontram dentro d’água, motivo pelo qual é mais visada em épocas de calor.
Quantas calorias queimam 30 minutos de natação?
Em média, um nadador queima de 170 a 280 calorias, em meia hora de atividade, e de 300 a 600, em uma hora. Entretanto, a perda calórica e gasto energético variam de acordo com: perfil do atleta, altura, peso e gênero; distância percorrida por treino.
E principalmente o estilo adotado, sendo o nado borboleta o mais exigente e de maior queima calórica. Para entender melhor, veja a comparação dos estilos de nado na tabela abaixo:
Tempo | Estilo borboleta | Estilo peito | Estilo crawl | Estilo costas |
30 min | 380 cal | 340 cal | 200 cal | 200 cal |
*Valores aproximados
Cada estilo trabalha músculos diferentes, a depender da distância percorrida, do porte físico, da intensidade do treino, idade do nadador e sua rotina complementar fora da piscina.
É possível perder peso?
A resposta é sim. Atrelada a uma alimentação balanceada e regrada, uma rotina estável da atividade pode acelerar a perda de peso, com a vantagem de menor desgaste físico em relação a outros esportes.
Como a natação pode ajudar a melhorar a forma física?
Devido à resistência em movimentos dentro d’água, facilita-se a construção de tecido muscular, responsáveis pelo consumo e queima de calorias.
Além de favorecer a atividade hormonal do corpo, influenciando o metabolismo a favor da atividade muscular.
Quais os tipos de natação?
Como visto anteriormente na tabela, existem 4 tipos ou estilos da prática. Com isso, uma das dicas para iniciantes na natação é conhecer eles e começar seus treinos pelo mais fácil. Assim, veja quais são:
Borboleta:
Considerado o estilo de maior dificuldade, por exigir mais força. Pernas dentro da água, em movimentos ondulatórios. Enquanto, braços sincronizados erguem o corpo para a superfície até a altura da cintura;
Crawl:
Também conhecido como nado livre, não tem contraindicação, uma vez que não demanda esforço das articulações. Braços flexionados, usados como remo para impulsionar e comandar o avanço. A cabeça entra e sai da água a cada remada, para respiração e movimento alternado das pernas para garantir equilíbrio;
Costas:
Tão simples como o livre, indicado para correção de postura. Com as costas viradas para o fundo da piscina, nariz e boca fora da água, as pernas se alternam, assim como os braços, só que esticados;
Peito:
O mais exigente em coordenação motora. Apenas peito e costas fora d’água, braços puxam a água em direção ao peito, enquanto a cabeça levanta em sincronia, para respirar e, os pés e joelhos, submersos, impulsionados de dentro para fora do corpo.
5 Dicas para iniciantes na natação
O foco é garantir que a prática seja saudável e efetiva, sem deixar de ser confortável e prazerosa. Então, aqui vão dicas para iniciantes na natação, essenciais para ajudá-los a construir uma rotina de atividades do zero:
- Escolher equipamentos, como sungas, maiôs e óculos adequados para seu conforto;
- Começar nadando poucos metros, aumentando no máximo 300 metros por semana;
- Praticar exercícios de respiração, flutuação e movimentação na água;
- Evitar o estilo borboleta, optar por estilos menos exigentes de início;
- Iniciar com dois treinos semanais, aumentando gradativamente, máximo de cinco.
Natação é o esporte indicado para você que deseja aumentar seu condicionamento físico e melhorar sua saúde física e mental, de maneira confortável e até mesmo prazerosa. Esperamos que nossas 5 dicas para iniciantes na natação lhe incentivem e ajudem.