Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Fonte/Reprodução: original.

Escalada Esportiva: o que é e quais os riscos envolvidos?

Pouca gente sabe a origem da escalada esportiva, que está incluída na lista de esportes. A modalidade foi inserida oficialmente nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020. Além disso, está confirmado nos Jogos de Paris, que acontecerá em 2024. 

E se você acha que é preciso subir em uma montanha para realizar a escalada, a resposta é não. Pois, é feita em uma parede especializada para esta finalidade. Sem contar que o objetivo é chegar primeiro no topo. Assim, se quer conhecer mais esse esporte, siga com a leitura e descubra qual a origem da escalada esportiva!

O que é escalada esportiva?

Consiste em um esporte onde dois competidores vão subir em um painel com os mais diversos obstáculos em um menor tempo. Vence quem chegar no topo da parede primeiro. 

O esporte começou com uma variação do montanhismo, quando esportistas resolveram escalar paredes gigantes de pedra na Alemanha e na Inglaterra. Era como se fosse um treino para escalar montanhas, como o Monte Everest ou o Himalaia.

o que e escalada esportiva
Fonte/Reprodução: original.

Depois, as pessoas começaram a treinar pelo simples fato de gostar de se esforçar para vencer os mais diferentes obstáculos em academias e também em outros espaços de lazer. Isto aconteceu nos anos 70, mais precisamente na Ucrânia, onde um alpinista estava em casa por conta de uma nevasca começou a prender pedras na parede de sua casa e começou a subir. 

Ele gostou tanto que ensinou aos vizinhos, que repassaram para outras pessoas, assim surgindo a origem da escalada esportiva. Até hoje, não se sabe o nome do alpinista.

Quais os principais equipamentos utilizados?

Você não pode subir o paredão da escalada esportiva sem equipamentos de segurança necessários para a sua proteção, além de evitar quedas que podem levar desde uma simples fratura até chegar a óbito.

Se quer começar a praticar escalada esportiva, você precisa adquirir estes seguintes itens:

  • Sapatilha, tênis para proteger os pés
  • Corda
  • Cadeirinha, também conhecida como Baudrier
  • Mosquetões (quatro com rosca em formato “D” e dois em formato “HMC”)
  • Freio ATC
  • Capacete
  • Magnésio para evitar que as mãos suem

Já está equipado? Hora de praticar o esporte.  Os equipamentos podem ser encontrados em artigos esportivos ou que são destinados para os esportes de aventura. 

Qual a diferença entre escalada esportiva e tradicional?

A escalada esportiva é que não utiliza uma pedra ou estrutura rochosa para as pessoas subirem. Já a tradicional, prefere utilizar lugares naturais para realizar a sua subida. Mas, o que quer dizer com isso?

Que a escalada esportiva utiliza painéis indoors ou outdoors com diferentes pedras instaladas padronizadamente para a pessoa montar rapidamente uma estratégia para fazer a melhor subida. 

Muitas pessoas confundem a escalada esportiva com rapel, sendo que o outro consiste em descer do topo de uma estrutura alta até uma base. 

Quais os principais riscos envolvidos?

Os principais riscos de praticar esporte sem um treinador envolvido pode trazer sérios riscos a saúde do atleta, como torções e fraturas. Além disso, a escolha de um equipamento errado traz sérios riscos de graves acidentes, incluindo levar a pessoa até a morte. 

Por isso, busque pessoas que já estão treinando há algum tempo e que saibam onde comprar os melhores equipamentos

Como se tornar um escalador esportivo?

Para se tornar um escalador esportivo você precisa procurar um clube, que pode ter sede própria ou uma academia, para realizar os primeiros treinamentos. Depois, começar a competir torneios e chamar atenção da Confederação Olímpica do Brasil (COB) para ser escalado para competir nos Jogos Olímpicos. 

Agora que você sabe a origem da escalada esportiva e como fazer o esporte, chame seu amigo ou familiar para começar essa aventura. Continue nos acompanhando para saber mais sobre esportes radicais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.