Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Fonte/Reprodução: original.

Modalidades natação: confira as principais!

As modalidades natação vão muito além dos seus estilos de nado. Isso porque seus modos englobam, também, os tipos de competições em que a piscina se torna a atração principal. A prática que faz muito bem para o corpo físico, coleciona modalidades que são praticadas de forma amadora ou profissional.

A natação já foi tema de matérias nas escolas, o que comprova a importância dela para a saúde e desenvolvimento humano. E, no Brasil, quando se fala em modalidades na natação, destaque-se o primeiro clube que tornou possível a prática, o União de Regatas Fluminense, no Rio de Janeiro.

Maratona aquática

Além das modalidades natação irem além dos tipos de nados, também é importante destacar que podem ir além das piscinas, como a maratona aquática. A maratona é uma das modalidades praticadas em águas abertas.

maratona aquatica
Fonte/Reprodução: original.

E, apesar da prática ser conhecida há muitos anos, só foi reconhecida pelo Comitê Olímpico nas Olimpíadas de 2008. Apesar da modalidade parecer ser bem livre e que pode ser praticada em qualquer lago ou rio, algumas regras devem ser seguidas.

A maratona aquática só deve ser praticada em mares, rios, lagos e praias que sejam propícios para a prática esportiva. Além disso, o espaço deve ter no máximo 1,40m de profundidade e a temperatura da água não pode ser menos que 16° e nem maior que 31°.

Salto ornamental

Para quem acha que as modalidades natação são apenas os nados que vão e vem na piscina, está muito enganado. No caso do salto ornamental, todo o cuidado é pouco no momento da execução que vai muito além de um estilo de nado.

A modalidade que envolve muito cuidado e concentração, é considerada um dos tipos mais difíceis a serem praticados entre as modalidades natação. Isso porque qualquer erro pode ser fatal para a nota do salto, seja no momento de caminhar e se posicionar no trampolim, ou no momento de execução do salto.

Nado puro

Como sempre, depois da tempestade vem a calmaria, aqui está o nado puro presente nas modalidades natação. O nado puro é o estilo mais conhecido e básico de natação. A prova é aquela que envolve os quatro tipos de nado, sendo eles: costas, borboleta, peito e livre.

Além da variação dos tipos de nado, há também diferença nas disputas do nado puro, já que ele pode ser estilo livre, medley e revezamento entre os atletas. Já o tempo desta prova também pode ser variado, existindo provas de 50m, 100m ou, até mesmo 1,200m.

Nado sincronizado

E se o assunto for sincronicidade, o nado sincronizado ganha todo o espaço entre as modalidades natação. Isso porque ele não só necessita de precisão no momento da prática, como também de capricho de todos os participantes da equipe.

O estilo de avaliação do nado sincronizado é em conjunto, ou seja, todos são avaliados ao mesmo tempo e como se fossem um corpo só. Então qualquer mínimo detalhe deve ser levado em conta no momento de realizar a prova.

Entre uma mistura de técnicas mais simples com cuidados extremamente apurados, as modalidades natação devem ser estudadas e praticadas com extremo zelo. Afinal, quem opta por praticar a natação, deve entender que o esporte faz muito bem para o físico, mas também depende de uma preparação impecável.

Aqui no Esportes Aquáticos, você fica por dentro dos benefícios de todas as modalidades natação, além dos outros tipos de esportes que são praticados na água. Confira todos os destaques em nossos artigos publicados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.