Natação artística nos jogos olímpicos: como funciona?
Na leitura a seguir, vamos introduzir melhor a nossos leitores ao que se tratam as provas de natação artística e como elas funcionam, desde sua origem até os dias atuais. O crescimento da modalidade de natação artística, bem como outras presentes nos jogos olímpicos, foram aprimoradas conforme os anos e outras edições foram se passando e sendo planejadas.
Apesar de pouco admirada, se comparada a outras modalidades, mas principalmente a natação e ginastica artística. Com certeza a natação artística tem sua beleza e encanto, por isso, preparamos este conteúdo especial com as principais informações sobre o esporte, confira!
O que é a natação artística?
Essas modalidades de nado maravilhosas, dignas de princesas e sereias nadando, antes conhecida como nado sincronizado, eleva toda a nossa expectativa no quesito dos esportes de natação e nos mostram pessoas incríveis, com habilidades muito boas em nadar juntas e fazer de seu nado, uma dança e verdadeira obra de arte.
Isso é mostrado de uma maneira tão clara, que ela é digna de ser avaliada e julgada tanto pelo público, quanto dado suas notas para cada atleta e equipe pelos responsáveis a jure avaliativo de cada evento de jogos olímpicos, em suas provas de natação artística daquele ano.
Como surgiu a natação artística?
Quando nos referimos a natação artística, temos que compreender que suas provas e eventos vem acontecendo desde o ano de 1984, onde começaram a fazer parte das provas dos jogos olímpicos de Los Angeles.
Nesse tempo, a natação artística ainda era conhecida como “nado sincronizado” e tinha suas competições, geralmente formadas por composições de duetos e individualmente, analisando cada atleta.
Desde o começo da modalidade de natação artística, o Brasil traz seus atletas e tenta sempre obter muito sucesso, por meio de mérito e ótimos espetáculos dignos de cair o queixo. Então, uma dica aqui, se tiver oportunidade, além de assistir pela transmissão na TV ou online, procure assistir a apresentação ao vivo, que com certeza será uma experiência única.
Como funciona a natação artística nos jogos olímpicos?
Podemos dizer que, a natação artística consiste em provas que são disputadas, vistas e avaliadas por jurados, que podem contar com músicas maravilhosas, e vão de acordo com o treinamento e aptidão de cada atleta, em conjunto com seus treinadores, envolvidos e parceiros de equipe.
Normalmente, a avaliação da prova se divide em duas provas, intituladas de “rotinas”, onde tem a rotina técnica e a rotina livre. No primeiro modo, é necessário que os atletas cumpram uma lista de elementos obrigatórios em uma apresentação de até 2 minutos e 20 segundos para duplas e as equipes tem 2 minutos e 50 segundos para se apresentar. E tudo isso será avaliado pelos juízes.
Já no segundo modo, a rotina livre, não existe a obrigatoriedade de elementos coreográficos e o tempo de prova também é maior, sendo que duplas contam com 3 minutos, enquanto equipes podem se apresentar em 4 minutos.
Um país que se destaca muito quando o assunto é natação artística, é a Rússia, com seus atletas sempre obtendo bons resultados e ganhando inúmeras medalhas na modalidade.
Quem pode participar da natação artística?
Quando surgiram as primeiras provas e eventos relacionados a natação artística, as disputas eram feitas entre equipes individuais e duetos somente. Passado alguns anos, e considerando como andam os jogos olímpicos atualmente, as disputas podem ser feitas em duetos e equipes, que tornam o nado ainda mais bonito e também difícil.
Afinal sincronizar uma música específica, e 3 ou mais pessoas nadando no mesmo lugar não parece uma tarefa fácil, e os atletas de cada país, sempre precisam estar muito dispostos a melhoria, treino e desenvolvimento de suas habilidades na água, mas o resultado final sempre compensa, resultando em espetáculos na água muito bonitos.