Natação nas olimpíadas: quando surgiu?
Na leitura a seguir, vamos abordar mais sobre quando surgiu a natação nas olimpíadas em suas primeiras aparições no evento. Iremos abordar várias informações interessantes e pertinentes quanto ao esporte aquático, este que nos dias de hoje encontra-se tão famoso e prestigiado por diversos públicos.
Te mostraremos também, quais são as provas atualmente nas edições mais recentes das olimpíadas, e qual foi o país que teve mais medalhas de ouro na natação, trazendo destaque para a sua bandeira!
Quando surgiu a natação nas olimpíadas?
As primeiras edições de jogos das olimpíadas responsáveis por sediar a modalidade de natação, aconteceram em 1896, nos jogos da Grécia. Foram realizadas naquele tempo, provas de indo de 100 até 1200 metros livres, mesmo sem ter um número muito grande de atletas aptos a disputar os jogos, na modalidade de natação daquele ano.
Isto talvez, se devesse ao fato de que naquele tempo, a natação nas olimpíadas era feita em alto mar, no meio do oceano, então se pararmos para refletir, é compreensível o pequeno número de pessoas que se candidataram naquele tempo, comparado às piscinas atuais, o alto mar pode parecer muito mais desafiador e desconhecido quanto ao perigo, durante competições deste gênero.
Quando você coloca atletas em ambientes fechados, e controlados, onde até pessoas comuns podem sentar e assistir aos jogos, você facilita e muito o desempenho e foco dos atletas que vão competir, e ser cada vez melhor no que fazem, treinando arduamente, antes de ir para um evento desse tipo.
Qual o país que mais medalhas de ouro conquistou em natação?
Até o atual momento, quando nos referimos a natação nas olimpíadas o país com mais medalhas de ouro e no geral em medalhas e no placar, é os Estados Unidos, com atualmente 575 medalhas, sendo elas 254 de ouro, distribuídas entre suas modalidades de atuação, dentro dos jogos olímpicos.
Em todas as competições presentes, distribuídas estas ao redor do mundo e sediadas em lugares diferentes a cada ano de evento, os Estados Unidos sempre trazem novos talentos e personalidades incríveis dentro do esporte. Já o Brasil, quando se trata de quantidade de medalhas em natação nas olimpíadas, tem atualmente 17 medalhas olímpicas.
Quais são as provas de natação nas olimpíadas?
As provas dentro da modalidade de natação nas olimpíadas podem ir de 50 até 1500 metros livres, alternando entre seus estilos de nados diferentes de cada prova, e com cada país, colocando o melhor de si em seus atletas, desde o treino até as provas de natação.
Eles competem sempre durante provas alternadas dentre outras modalidades, como nado livre no formato individual e as provas com revezamentos, abrangendo os quatro estilos de nado que são: peito, costa, borboleta e livre (crawl), que são exibidas durantes as transmissões oficiais dos jogos.
Quem foi o primeiro campeão olímpico de natação?
Ainda se tratando de natação nas olimpíadas, podemos citar o norte-americano Chase Kalisz como o primeiro campeão olímpico desta modalidade. Isto aconteceu durante os Jogos de Tóquio, no ano de 2020, o atleta conseguiu conquistar a primeira medalha de ouro na prova dos 400 metros de estilo.
O atleta ficou na piscina durante em média 4 minutos e 9 segundos, batendo todos os outros atletas da prova, inclusive seu compatriota conhecido como Jay Litherland, que ficou em 2º lugar com a medalha de prata da natação nas olimpíadas, daquele tempo.
Quantos metros tem a piscina olímpica?
Os modelos mais comuns vistos em provas de piscinas olímpicas da atualidade, tem 50 metros de comprimento, por 25 metros de largura, contando com em média 3,05 metros em profundidade. Cada piscina olímpica feita e usada durante os jogos, pode contar com 10 raias ou mais.
As provas de natação nas olimpíadas dos tempos atuais, se tornam cada vez mais famosas e aptas a mostrar a nós consumidores, curiosos e aficionados pelo assunto, espetaculares provas dignas de toda a nossa empolgação e torcida.