O que é a Maratona Aquática? Como funciona?
Para quem não compreende o que é a Maratona Aquática, ela é uma modalidade do esporte que consiste na natação em águas abertas. As maratonas aquáticas são antigas e vem desde o início das competições aquáticas, quando não havia piscinas para a prática.
Hoje, existem milhares de atletas que praticam a modalidade de maratona aquática. No Brasil, o destaque é a atleta Ana Marcela Cunha, que nas Olimpíadas de Tóquio alcançou o ouro na prova de maratona aquática de 10 quilômetros. Aprenda o que é a Maratona Aquática e como essa modalidade funciona nas competições mundiais.
O que é Maratona Aquática?
Aos que se interessam em saber o que é a Maratona Aquática, ela é uma prática tradicional de competições. A modalidade é disputada em águas oceânicas, rios e lagos, ou seja, em águas abertas.
Para disputa, todos os atletas devem demonstrar resistência física e conhecimento de todas as técnicas presentes na Maratona Aquática. Isso pode ser adquirido ao longo de muito treinamento e estudo.
As disputas dessa famosa modalidade foram iniciadas na Grécia Antiga, em uma época onde não havia construção de piscinas específicas para natação. Por isso, os nadadores precisavam disputar em águas abertas.
O criador da Maratona Aquática que conhecemos hoje foi o nadador e militar Mattew Webb. No ano de 1975, ele conseguiu atravessar o Canal da Mancha sem nenhuma ajuda de equipamentos. Foram 34 km percorridos por Webb, o que deu início a modalidade.
Qual a distância percorrida?
Para os Jogos Olímpicos, a modalidade de maratona aquática acontece em provas de 10km em águas de mares, rios e lagos. A profundidade deve ser de no mínimo 1,40m. Nessas provas, a temperatura da água varia de 16C a 31C.
Uma curiosidade dessas disputas é que os atletas podem encostar seus pés no chão no decorrer do percurso da prova, mas é proibido que andem ou saltem com a utilização do fundo.
Quais as regras desse esporte?
Para as pessoas que conhecem pouco sobre o que é a maratona aquática, algumas regras básicas são fundamentais. Todas as provas devem ser disputadas com 25 nadadores, independente do gênero. Cada um deles está equipado com uma espécie de chip no pulso, que é capaz de marcar exatamente o tempo dentro da água.
Em uma Maratona Aquática, o vencedor é quem chegar primeiro na indicação de fim de percurso. Todo nadador deve tocar a placa para sinalizar sua chegada. O nadador sem seu chip é desclassificado automaticamente.
Cada atleta na prova necessita realizar quatro voltas de 2,4 km. As bóias são encarregadas de norteá-los e demarcar o trajeto. Para não acontecer desclassificação, o nadador precisa seguir exatamente o percurso.
Para avaliar, os juízes ficam em plataformas ou barcos criados para acompanhar melhor todos os atletas dentro da água. Cada juiz fica encarregado de registrar o tempo e analisar se as regras estão sendo cumpridas.
Quem são os atletas em destaque da maratona aquática?
A modalidade ainda é considerada nova em Jogos Olímpicos, por isso há poucas pessoas que sabem exatamente o que é a Maratona Aquática e também atletas que fizeram história dentro do esporte.
Até o momento, o atleta mais famoso é o holandês Maarten van der Weijen. O nadador fez história em 2008, pois venceu a primeira prova de uma maratona aquática. Outro nome conhecido é de Larisa Ilchenko, a russa conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade, mas se aposentou prematuramente devido uma grave lesão.
No Brasil, os maiores nomes dessa modalidade são de Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. As duas atletas fizeram história, Poliana conquistou quatro medalhas e Marcela foi considerada a melhor atleta do mundo dentro do esporte, sendo tetracampeã.
Maratona Aquática e natação: qual a diferença?
A principal diferença entre a natação e essa modalidade é o local de disputa. Só se faz uma Maratona Aquática dentro de águas abertas, já a natação é feita em piscinas construídas para as provas.
As regras também se diferem bastante, na Maratona Aquática quem escolhe o estilo para se nadar é o próprio nadador, diferente da natação em piscinas. Além disso, em disputas dentro de piscinas o público consegue proximidade com o esporte, o que não acontece nas maratonas.
As Maratonas Aquáticas são disputadas desde 2008. Ela entrou em vigor durante as Olimpíadas de Pequim, mas somente anos depois conquistou status de esporte oficializado. Na atualidade, a disputa ganha cada vez mais público e interessados para descobrir o que é a Maratona Aquática.
[…] vôlei de piscina tem uma infinidade de benefícios, a começar por ser uma atividade física cardiorrespiratória, […]