O que é e qual origem da Natação?
A natação não é um exercício tão comum para os seres humanos, de maneira que é caminhar ou correr, mas ela existe há milênios. Praticada pelos romanos e pela Grécia
Antiga, e alguns povos distintos, a natação era bem popular, porém, percorreu um longo caminho para se tornar uma competição organizada, desenvolvendo diferente formas de estilos ao longo de toda sua história.
A natação é uma atividade praticada por animais aquáticos ou não e, por homens. A pessoa se desloca na água, combinando movimentos de pernas e braços. Um esporte totalmente completo, onde seu corpo se envolve, durante a atividade.
Qual origem da Natação?
Estudiosos acreditam que a natação surgiu com a humanidade, pinturas rupestres nesse tema, comprovam isso, onde foram encontradas em torno de sete mil anos a.C., porém, não existe uma data que determine o surgimento da natação.
No passado, com certeza, as pessoas nadavam para se deslocar, fugir de ameaças de animais ferozes e até mesmo para caçar, naquela época, o que não faltava eram ataques de qualquer direção, essa modalidade se aplicava em sobrevivência.
Como definir a Natação?
A natação é uma atividade física que deve ser praticada por pessoas de qualquer idade. É a categoria de exercício prazerosa que traz muitos benefícios físicos e mentais para a pessoa que pratica. Com tudo, atende a todas as necessidades, desde perda de peso, anti-estresse, até a desenvoltura muscular. Você conhece a origem dela?
Quais foram as primeiras competições de Natação?
No século XIX, foram retomados os primeiros torneios, que ocorreram na Austrália, no ano de 1858, para o Campeonato Mundial que consistia numa prova de 440 jardas (ca. 402 metros).
No ano de 1869, a Inglaterra organizou o primeiro Campeonato Nacional e, em 1877, os Estados Unidos finalmente conseguiram adotar a maneira de competições organizadas, feita inicialmente, pelo Clube New York Athletic.
Quando as mulheres participaram pela primeira vez de torneios de Natação?
As mulheres sempre escutam coisas como: “Você é mulher. Não pode fazer porque é mulher! Isso é coisa só de homem.” A luta por um pequeno espaço no meio esportivo não é um feito atual. Em 1896 na primeira edição de Jogos Olímpicos (Era Moderna), em Atenas, obteve apenas participações de homens.
Em 1900 em Paris, apenas quatro anos depois, puderam competir pela primeira vez na história. Porém, de 997 atletas, apenas 22 eram mulheres, uma taxa de 2,2%.
Na natação, no ano de 1932, acontece algo tremendamente marcante para a história do nosso país nas olimpíadas.
Maria Lenk, se destacou entra vários atletas, como a mulher sul-americana a participar de uma competição dos Jogos Olímpicos em Los Angeles, que na competição de 200 metros de peito, ela chegou as semi-finais. Maria Lenk ainda é lembrada como a maior nadadora brasileira até os tempos de hoje.
Quando a Natação chegou ao Brasil?
A história da natação no Brasil, se iniciou em 1898 como esporte, o Clube de Natação localizado no Rio de Janeiro, organizou o primeiro campeonato nacional de natação no país, a prova era de 1500 metros livres. Essa competição teve duração até 1912.
A partir de 1912 a federação carioca, deu oportunidades ao público, fazendo provas abertas no bairro de Botafogo, uma prova que também consistia em 1500 metros livres, para estreantes eram 100 metros, 200 para juniores e 600 para seniores.