Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Fonte/Reprodução: original.

Polo aquático história: qual é e algumas curiosidades!

O polo aquático história é cheio de curiosidade e, é claro, muita evolução. O esporte que é originário da Inglaterra coleciona momentos históricos, como o fato de ter sido o primeiro esporte coletivo presente nas Olimpíadas.

Além desta curiosidade, muitos outros pontos podem ser destacados da modalidade que é comparada, diariamente, ao rugby e handebol. Fora isso, o esporte ainda é considerado um dos mais difíceis em questão de resistência física.

‌Qual é a história do polo aquático?

O polo aquático história começa por volta dos séculos XVIII e XIX, na Inglaterra, quando uma nova prática, ainda amadora, era desenvolvida em rios e lagos. A primeira evolução, ainda que considerada pequena, foi quando o esporte passou a ser disputado nas piscinas, porém, como forma de entretenimento no momento de intervalo entre uma competição aquática e outra.

qual e a historia do polo aquatico
Fonte/Reprodução: original.

Quando se fala em polo aquático história de forma profissional, a primeira partida oficial que se teve conhecimento aconteceu em Londres. Já nos Jogos Olímpicos, o esporte foi a primeira modalidade coletiva implantada na competição.

‌No Brasil, a história do polo aquático teve início no Rio de Janeiro, por volta do século XX. O responsável por apresentar a modalidade ao solo brasileiro foi Flávio Vieira, que implantou o esporte em clubes até hoje conhecidos, como o Botafogo e Vasco da Gama.

Como funciona o polo aquático?

O polo aquático história reúne muitas regras que são necessárias para que a modalidade seja praticada – isso porque o esporte vai muito além de fazer gols! Ao longo do caminho do gol, tem muitos detalhes que devem ser levados a sério.

O objetivo do esporte é marcar gols e, quem chegar ao final com maior número é o vencedor. Em caso de empate, as duas equipes seguem para a cobrança de 5 pênaltis cada uma.

Em cada equipe, deve haver sete jogadores, contando com o guarda-redes e todos os atletas, sem exceção, devem fazer uso da touca. O equipamento não apenas protege os ouvidos da água, como também possíveis traumas na cabeça.

Por último e não menos importante, o goleiro é o único atleta que faz uso da touca vermelha. Isso porque ele também é o único jogador que pode segurar a bola com as duas mãos, ou seja, precisa se diferenciar dos demais que utilizam toucas brancas ou azuis.

Principais curiosidades do polo aquático

O polo aquático história possui muitas curiosidades interessantes, seja em regras que são consideradas diferentes como, também, durante toda a sua trajetória como modalidade oficial.

No Brasil mesmo, umas das curiosidades é que o país já foi desclassificado por agressão nas Olimpíadas de 1932 e, por isso, ficou sem participar de competições internacionais até meados de 1946.

Retorno do Brasil aos jogos internacionais

O país só conseguiu retornar ao cenário internacional do polo aquático quando venceu o campeonato Sul-Americano, realizado no Rio de Janeiro, em 1946. Para as Olimpíadas, o Brasil só conseguiu a classificação em 1960. Antes, já havia participado das edições de 20 e 32.

Maiores embaixadores do polo aquático

Quando se fala em polo aquático história nas Olimpíadas, quem tem destaque é a Hungria. Isso porque os húngaros foram os responsáveis por receberem o maior número de medalhas quando se analisa todos os anos de competições olímpicas.

Nos Estados Unidos

Enquanto na Inglaterra o esporte era conhecido por ser mais lúdico, nos Estados Unidos ele era praticado como base em técnicas de luta e, por isso, foi considerado uma modalidade violenta por muitos anos.

Importância do esporte para a saúde física

O polo aquático história é comprovado que faz bem para a saúde de quem pratica. Isso porque, por ser praticado na água e por oferecer pouco impacto aos atletas, diminui os riscos de lesão. Assim como é um aliado para a resistência física e fortalecimento dos músculos.

Benefícios do polo aquático

Assim como dito anteriormente, o polo aquático serve como treinamento para a resistência física e, também para o fortalecimento dos músculos. Segundo estudos, os esportes aquáticos oferecem grandes vantagens para os praticantes, já que os movimentos dos atletas são constantes.

Outro fator positivo quando se fala em polo aquático é a velocidade. A prática de polo aquático melhora a velocidade de raciocínio e a física, o que também é um ponto positivo para a saúde mental.

Para conhecer a história de outras modalidades esportivas, não deixe de clicar na aba “Modalidades”. Nela, o Esportes Aquáticos te apresenta não só a jornada de vários esportes, como também curiosidades e benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.