Polo aquático regras: quais são?
Assim como todas as modalidades, o polo aquático regras são essenciais para que o esporte seja compreendido e praticado, seja de forma amadora ou profissional. Entender quantos tempos tem o jogo ou quantos jogadores formam uma equipe são apenas algumas das regras que vale a pena entender.
Jogado de forma coletiva, o polo aquático é um esporte que vai ganhando o coração de famílias e amigos que gostam de se reunir para praticar alguma atividade. Porém, não é porque é muito praticado como forma de hobby, que ele não é uma modalidade com anos de profissionalismo.
Neste artigo, você vai entender sobre o polo aquático regras e os principais fundamentos da modalidade que ganhou espaço no Brasil nos últimos anos. E se engana quem acha que é só ter uma piscina para começar a praticar, viu?!
Como funciona o Polo aquático?
Muitos comparam o polo aquático regras com handebol ou rugby, porém a principal diferença entre as modalidades é o fato de que o polo é praticado numa piscina. Apesar de parecer ser um esporte bem simples de ser jogado, o polo aquático regras reúne informações necessárias e importantes para que o jogo não ofereça riscos às equipes participantes.
Com origem na Inglaterra, o polo aquático foi conhecido oficialmente pela primeira vez em 1876. Sendo um jogo coletivo e competitivo, o objetivo principal da partida é a marcação de gols e, é claro, quem fizer mais, vence.
Principais regras do Polo aquático
O polo aquático regras vai muito além do tamanho ideal da piscina para a prática. As normas da modalidade vão desde as cores das toucas usadas pelos jogadores até as infrações graves que podem acarretar expulsão do atleta.
A modalidade é uma daquelas que, com o passar dos anos, o polo aquático regras se atualizou. Isso porque o esporte, mesmo praticado na água, oferece riscos de contato para os atletas, então todo o cuidado é pouco.
Uso obrigatório de toucas
Se estávamos falando de segurança, o assunto é sobre as toucas usadas pelos atletas. Todos os atletas devem estar equipados com a touca que protege não só a cabeça de possíveis traumas como também os ouvidos.
Goleiros com toucas vermelhas
Três cores são bem conhecidas no polo aquático, são elas: branco, azul e vermelho. O branco e o azul são usados para os jogadores “de linha” e o vermelho é de uso exclusivo dos guarda-redes (os goleiros, para os que não tem muita intimidade com o polo aquático).
Proibido segurar a bola com as duas mãos
É, vai achando que a partida de polo aquático é só ir passando a bola. Nada disso! O jogador precisa ter habilidade para carregar a bola com qualquer parte do corpo e, principalmente, nunca utilizar as duas mãos. O único que tem a liberdade de fazer isso é o guarda-redes.
Tempo de partida
De acordo com o polo aquático regras, são quatro tempos de oito minutos cada. Se a partida terminar empatada, ambas as equipes vão para a cobrança de pênaltis, sendo cinco cobranças para cada lado.
Faltas leves
No polo aquático regras, existem as faltas leves, graves e gravíssimas, que podem levar à expulsão do jogador. No caso das leves, estão presentes o fato de afundar a bola na água, segurá-la com as duas mãos, dar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário.
Faltas graves e gravíssimas
As faltas graves podem acarretar a saída do jogador durante 20 segundos da partida, caso ele nade por cima da perna do adversário, impeça o adversário de nadar, jogue água no rosto do adversário ou impeça a cobrança de faltas. Já as gravíssimas e que são motivos de expulsão, são: agressões, desacato ao árbitro e conduta antidesportiva.
Principais vantagens de praticar o polo aquático
Não só de regras vive o polo aquático, mas de benefícios para quem pratica também! O esporte realizado na água proporciona um bem-estar único para aqueles que optam por fazer a modalidade.
Estar em constante movimento para que o jogo seja emocionante, é um dos aliados para que o funcionamento do corpo permaneça em dia. Além disso, o fato de aumentar o fortalecimento cardiovascular e a resistência também são vantagens importantes.
Saúde física em dia
Escolher realizar uma atividade física semanalmente é super importante. E quando se trata do polo aquático, a modalidade proporciona benefícios como: prevenção de lesões, aumento da flexibilidade, perda de peso e diminuição de dores.
Cuida da saúde mental
O polo aquático não é apenas um excelente aliado à saúde física, como também à saúde mental. A prática da modalidade oferece interação social, melhora significativa no sono e no descanso diário.
O polo aquático e muitas outras modalidades podem ser interessantes para a prática. Para conhecer todos eles, basta clicar na página de modalidades aqui no Esportes Aquáticos e decidir qual será o seu próximo hobby.