Quais as regras da Natação para competições? Para todos os estilos de nado!
As regras da natação são de extrema importância para esse tradicional esporte. Independente da modalidade, são elas que controlam os tipos de movimentos que o atleta pode fazer, os passos que devem ser cumpridos e também o traje adequado.
O esporte é considerado olímpico desde o ano de 1896. Atualmente, a prática é comandada pela Federação Internacional de Natação. Essa entidade é responsável por reger as regras da natação.
Regras da Natação para competições: dimensões da piscina
As regras da natação não são apenas para os atletas. O ambiente também deve concordar com o proposto, principalmente a piscina, o local principal da prática. As piscinas de competições devem seguir as dimensões 50 x 25 metros e 3 metros de profundidade.
Há modalidades que acontecem em piscinas curtas, construídas com 25 metros de comprimento e 20 metros de largura.
Divisão em raias
Todas as piscinas, independente do tamanho, devem ser divididas nas chamadas raias Cada um contém 2,5 metros de largura. Para as piscinas curtas, a medida da raia é de apenas 2 metros.
Para identificar cada raia, são usados boias em formato de faixas. As piscinas usadas para competições são divididas em 8 raias e uma adicional para cada lado. As raivas que não são usadas ficam a disposição caso aconteça empate durante a competição.
Regras da Natação: Estilos de nado e distância das provas
As regras da natação são definidas diferentemente para cada modalidade. Todas as modalidades são disputadas em piscinas longas ou curtas e cada estilo de nado possui suas distâncias definidas como:
Borboleta
A modalidade do nado borboleta é disputada em 50 metros (não olímpico), 100 metros e 200 metros.
Medley
A modalidade Medley acontece na distância de 200 metros, divididos em 50 metros para cada estilo. E também em 400 metros, sendo definidos 100 metros para cada estilo.
Costas
A modalidade de nado de costas acontece na distância de 50 metros quando não é uma disputa olímpica, 100 metros e 200 metros.
Livre
Nas modalidades, o nado livre é o que mais contém distâncias diferentes em suas competições. No livre é possível realizar disputas de 50 metros até 1500 metros.
Revezamento
Nas competições de revezamento, cada atleta deve nadar 100 metros nas competições de 4x100m. Na de 4x200m, cada participante fica encarregado por 200 metros cada.
Peito
Na modalidade não olímpica, o nado de peito pode ser feito em 50 metros. Já as modalidades olímpicas contam com 100 metros e 200 metros.
Regras da largada na Natação pelo estilo de nado
As regras da natação são impostas até mesmo na largada, o ritual de início da competição. Para cada estilo há regras diferentes antes do primeiro mergulho ser realizado pelos competidores.
As modalidades medley, livre, borboleta e peito se iniciam com um apito que indica aos nadadores que devem iniciar a preparação em cima do bloco para partida.
Após o momento, é hora do comando feito pelo juiz que sinaliza a hora dos atletas entrarem em posição de mergulho. A posição de partida consiste em um pé na frente do bloco.
Os nadadores que não respeitam o apito que libera o mergulho na prova são desclassificados imediatamente. Esse ato é conhecido como ‘’queima de largada’’.
Regras da Natação: golfinhada
Durante a Golfinhada, os atletas podem se manter submersos na água ao longo de 15 metros, desde o início da prova e na volta. Enquanto submerso, o nadador pode realizar os movimentos propostos da golfinhada.
Para que não se percam, as raias e o fundo da piscina são usados como indicativo aos nadadores. Normalmente, há uma marca horizontal que aponta os 15 metros da regra.
O que é a golfinhada?
A Golfinhada consiste em uma atividade feita com as pernas, muito semelhante com o nado dos golfinhos. De acordo com a Fina, esse movimento só pode ser efetuado com o atleta imerso na água, no início da prova e durante as viradas.
Regras da Natação no nado livre
Segundo as regras da natação, nesta modalidade o nadador é obrigado a tocar a parede para determinar de fato que a volta foi concluída. Também é muito importante que o atleta esteja aparente na superfície no decorrer da prova. Ficar embaixo d’água só é permitido nos 15 metros após o início da partida, onde o nadador é permitido de realizar os movimentos da golfinhada.
Sobre o nado livre
O estilo de nado livre dentro da natação é considerado bastante rápido. Normalmente, os atletas optam pelo movimento em ‘’tesoura’’, que consiste em braçadas rápidas na superfície.
Porém, o movimento não é obrigatório, os atletas podem escolher fazer movimentos dos estilos borboleta, peito e costas, desde que uma parte do atleta esteja aparente na água.
Regras na Natação no nado de peito
Há muitas regras para provas do nado de peito. A principal delas é a de que o nadador deve estar sempre com as mãos na frente de seu peito. Durante a prova, o competidor segue a regra de nunca ficar de costas. O movimento só é aceito para realizar a volta, após o toque na parede.
Depois do mergulho inicial, o competidor deve estar atento em completar a ordem de uma braçada e uma pernada. Os movimentos devem ser feitos no plano horizontal e ao mesmo tempo. Movimentos alternados não são permitidos.
O ciclo de movimentos deve ser quebrado com a cabeça do nadador fora da água, mas só depois de completo.
Para chegadas e viradas, o nadador deve tocar na parede com as duas mãos. Ao final da prova, um ciclo incompleto, de uma braçada e uma pernada, não é autorizado.
Sobre o nado de peito e como é executado
Um estilo bastante tradicional da natação é o nado de peito. Ele contém muitas regras que devem ser seguidas à risca. No estilo, o competidor fica com a cabeça fora da água enquanto faz movimentos com as mãos à frente do peito, como se estivesse de bruços.
O estilo é um dos mais cansativos em competições. Para ter um bom desempenho, o nadador deve ter muita força e resistência. Esse estilo também é conhecido como nado ‘’sapo’’, pois lembra o movimento do animal ao nadar.
Regras da Natação no nado de costas
O estilo é um dos poucos que os nadadores iniciam a prova dentro da água, não há a necessidade do famoso salto e mergulho de início. A posição inicial dos nadadores deve ser de costas para o resto da piscina, com as mãos em um suporte.
Durante a prova, o competidor pode apenas realizar pequenos movimentos giratórios com o corpo. Além disso, alguma parte do corpo deve estar exposta no percurso. Estar submerso é permitido apenas em 15 metros de prova.
Assim como outros estilos, o nadador também precisa tocar a parede para de fato completar a prova. A cabeça do competidor não tem posição adequada nas regras, então pode estar na posição que houver necessidade
Sobre o estilo nado de costas
Esse estilo na natação é um dos preferidos nas competições. Para competir, o nadador tem que estar de costas dentro da piscina e alternar as batidas de braços e pernas para se locomover rapidamente. Para virar, o movimento de cambalhota deve ser feito pelo competidor submerso.
Regras da Natação no nado borboleta
No nado borboleta é preciso que o competidor esteja todo o tempo sobre o peito. Não é permitido ficar de costas durante a prova, apenas na volta, logo após o toque da parede.
Para realizar o nado, os braços devem realizar os movimentos juntos, assim como as pernas. O toque que indica a virada do competidor é feita com as duas mãos e toda prova é feita com o nadador na superfície, com exceção aos 15 metros de início.
Por que se chama nado borboleta?
O estilo de nado borboleta recebeu esse nome por conta dos movimentos realizados com os braços. Os movimentos são feitos com as duas mãos, que lembram a batida de asas das borboletas. Para competir nessa modalidade, o atleta precisa ter uma ótima coordenação motora e percepção temporal.
Regras da Natação no nado medley
Uma prova em nado medley é realizada com uma sequência de estilos. A prova pode ter de 200 ou 400 metros. O competidor de nado medley fica encarregado de atravessar 50 metros no primeiro estilo. Ao final, ele inicia um percurso de 100 metros em cada tipo de nado determinado.
Revezamento Medley
Para o revezamento em medley, os atletas utilizam uma ordem de vários estilos da natação. A distância de cada um dos estilos é um quarto. Cada competidor que finaliza sua volta deve sair imediatamente da raia para que o próximo competidor de sua equipe faça sua performance.
Regras da Natação no revezamento
De acordo com as regras da natação, uma equipe que compete no revezamento deve conter quatro atletas. Individualmente, cada um faz o percurso de um quarto da distância determinada da prova.
A troca de competidor é crucial na prova, o mergulho só pode ser feito após o nadador tocar a parede e assim determinar o fim do seu percurso. Caso aconteça um mergulho antes disso, a equipe inteira é desclassificada.
Nenhuma equipe pode ter menos de quatro competidores, a falta de algum também acarreta uma desclassificação. Também é preciso agilidade no momento de sair da água, pois isso pode obstruir o caminho do nadador ativo.
Roupas adequadas para a prática do esporte
Para competir oficialmente, o traje do atleta deve estar adequado às regras da Fina. Não são permitidas as roupas que cubram o corpo todo do competidor. Para mulheres, maiôs são permitidos, desde que não sejam maiores que o joelho. Para os homens, apenas bermudas e shorts podem ser usados.
Além disso, nenhum competidor deve recorrer a adesivos em seu corpo. O que se deve usar nas provas são apenas equipamentos que ajudam no desempenho, como o óculos de natação e a touca.
A natação é um esporte olímpico que possui um grande número de medalhas e também recordes. Essa modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos em 1896, mas somente em 1912 houve a abertura para mulheres. Hoje, o esporte é acompanhado por fãs do mundo inteiro.
[…] Fratus dispõe de uma série de medalhas, entre elas podemos destacar as suas três medalhas de pratas conquistadas em mundiais. […]
[…] na execução dos braços, o nado borboleta é bem semelhante ao estilo peito, se diferenciando entre fases aéreas e submarinas, apenas. Já […]
[…] de usar um fone de ouvido apto para natação ainda incluem, além da prática do esporte em piscinas olímpicas por exemplo, guiadas por algum tipo de coordenador como um treino para as provas reais, podem se […]
[…] porque a hidroginástica exige que o seu corpo esteja por até 90% submerso na água, pois é graças a isso que diminuirá o seu peso corporal e te ajudará a praticar todas as […]