Quais as regras do Vôlei de Piscina? O que pode ou não!
O polo aquático é a prática de handball na água e faz com que as pessoas fiquem fortes por trabalhar bastante os membros superiores e inferiores. Além disso, ajuda a melhorar a frequência cardíaca, acelerando o metabolismo e, ainda por cima, ajuda a reduzir a gordura. Mas, hoje vamos apresentar um outro esporte aquático chamado Vôlei de Piscina.
É a prática de vôlei, sendo que ao invés de ir para quadra ou em um campo de areia, as pessoas ficam numa piscina dividida sob uma rede e as pessoas jogam vôlei e existe campeonato e federação para a prática esportiva. Não é somente uma brincadeira para refrescar em dias de calor. Tanto que é conhecida pelo nome de Biribol.
A seguir, vamos apresentar as principais características e as suas regras.
Regras do Vôlei de Piscina ou Biribol
As regras do Vôlei de Piscina funcionam de uma forma similar a prática do vôlei, mas com algumas diferenças que comentaremos a seguir.
Primeiramente, é disputado numa piscina retangular com 1,30m de profundidade, dividida por uma régua com quase três metros de altura. Além disso, o número mínimo de jogadores é quatro e o máximo 8. No entanto, apenas quatro participam da disputa e as partidas duram dois a quatro sets com 21 pontos, quatro a menos que o vôlei tradicional.
A bola está em jogo quando ocorre o saque e a pontuação acontece quando a bola bate na piscina e se tocar nas bordas internas ou na rede, traz ponto para o adversário da partida.
Benefícios para saúde com prática do Vôlei de Piscina
Assim como a prática do vôlei na areia ou em quadra, o esporte feito na piscina tem inúmeras vantagens, pois vai aliar o melhor do vôlei e da natação, além da união de dois exercícios cardiorrespiratórios.
Além de desenvolver os membros superiores e inferiores, eles ajudam a manter a estrutura do esqueleto. Além disso, eles promovem adaptação neurocognitivas, no qual auxilia a melhorar o raciocínio e a memorizar melhor.
Por ser um esporte coletivo, a equipe ajuda a trazer o espírito coletivo e as pessoas vão aprender a trabalhar em equipe. Afinal, por mais que tenham habilidades e preparação física, montar uma estratégia para vencer o outro time também é fundamental para o seu desenvolvimento.
Qual órgão oficial no Brasil do Vôlei de Piscina?
O órgão oficial no Brasil do Vôlei de Piscina é Liga Nacional de Biribol, que organiza as partidas, faz o cadastro dos times existentes e também organiza a liga estadual do esporte nos estados do Brasil. A sua criação surgiu no ano de 1960.
Fatos curiosos do Vôlei de Piscina
O Biribol, nome oficial do Vôlei de Piscina, tem várias curiosidades, mas resolvemos elencar algumas mais interessantes aos leitores. A seguir, vamos apresentar três fatos curiosos sobre o vôlei de piscina.
- O esporte existe desde 1960 e tem origem totalmente no Brasil.
- Não se joga com uma bola de vôlei, mas uma específica especialmente ao Biribol.
- Eles também têm o tiebreak, o set que define o desempate, quando as duas equipes não conseguiram definir quem ganhou a partida.
Agora que você sabe todas as regras do Vôlei de Piscina, compartilhe este texto com os amigos e os convide para a realização de uma partida.
[…] o basquete de piscina arrasta multidões em inter clássicos escolares ou eventos em parques aquáticos, oficialmente existem poucos campeonatos que tem grande destaque no Brasil, pois o basquete de […]
[…] falamos sobre a base necessária para a construção de uma piscina para o Vôlei de Piscina, e agora, chegou o momento de mostrarmos a estrutura e os acessórios necessários para uma partida […]