Quais as regras dos Saltos Ornamentais? Como os competidores pontuam?
Os saltos ornamentais fazem parte da categoria de esportes aquáticos e é um dos mais difíceis e com mais regras e é um esporte que une a aptidão física à arte.
Inicialmente, as regras dos saltos ornamentais não existiam, pois, a modalidade de saltos ornamentais era considerada apenas um hobbie na Grécia Antiga, onde mergulhadores da região faziam saltos e pulavam de rochedos. Há registros da mesma prática também em alguns lugares da Europa e na Suécia e até então era considerado apenas como uma “ginástica”.
Contudo, foi apenas em 1904 em Saint Louis durante os Jogos Olímpicos que a modalidade teve início como competição esportiva, sendo, entretanto, apenas para homens e foi nesse período também que surgiram as regras dos saltos ornamentais.
Em 1912 as mulheres passaram a competir também, em Estocolmo. Inicialmente os suecos e os alemães eram os que mais dominavam esta área, contudo, o esporte dos saltos ornamentais foi tomado pelos chineses na década de 90 fazendo com que a nação acumulasse mais ouros nesta categoria do que os outros países.
No Brasil, o esporte teve início em 1913 em uma praia de Botafogo e desde então, tem sido considerado um esporte bem difícil. Hoje, separamos para você quais são as principais regras dos saltos ornamentais e como é realizada a pontuação!
Confira abaixo!
Regras dos Saltos Ornamentais: para que competições são aplicadas?
Os saltos ornamentais, assim como todo esporte, possui regras específicas e as competições servem para avaliar o nível dos jogadores da modalidade e declarar um vencedor.
Existem diversas competições que vão desde as regionais, nacionais até internacionais e mais “famosas” como, os jogos pan americanos ou os jogos olímpicos.
O ideal é que cada competidor faça parte de todas essas competições até conseguir alcançar prestígio ao entrar para as competições de saltos ornamentais internacionais.
Ao longo dos anos, as regras dos saltos ornamentais não mudaram tanto e os critérios a serem avaliados permaneceram os mesmos.
Entre as regras dos saltos ornamentais, existem três modalidades de salto, contudo, apenas 2 são parte dos jogos que é a modalidade de salto por trampolim de 3 metros e a plataforma com 10 metros.
Competições de Saltos Ornamentais: como é determinada a vez dos participantes?
A vez de cada participante é determinada a partir de sua execução nas competições. Sendo assim, a cada competição o participante sobe níveis até conseguir entrar para competir em campeonatos nacionais e internacionais, contudo, isto vai depender de suas notas e de seu desempenho ao longo das competições.
Como é o formato das competições de Saltos Ornamentais?
As duas modalidades em que os participantes são avaliados durante os jogos são o trampolim de 3 metros e o de 10 metros conforme dissemos acima.
A partir disso, há sete juízes que avaliam o desempenho de cada salto e a parte artística também.
Antes de o competidor participar, ele deve comunicar aos juízes num prazo de até 24h quais serão os saltos realizados por ele para ser avaliado. Cada salto exige certo nível de dificuldade. O formato das competições podem ser feitos em equipes que costumam ser duplas.
Saltos Ornamentais em equipe
Os saltos ornamentais podem ser realizados em equipes que são duplas. Desde 2000 em Sidney foi confirmada a possibilidade de se realizar saltos ornamentais em duplas (também chamado de salto ornamental sincronizado) e é quando dois participantes saltam ao mesmo tempo.
O que é o boletim de saltos?
O boletim de saltos é um formulário oficial do evento e é de responsabilidade do saltador. Deve ser entregue em até 24h no máximo antes de começar a competição preliminar dos eventos.
Antes de realizar a competição, cada saltador ou um representante, deverá entregar ao árbitro uma lista completa com os saltos escolhidos por ele para a competição preliminar e as provas seguintes.
Procedimentos da competição: arbitragem
As principais regras dos saltos ornamentais estão relacionadas a oito disputas que servirão para que o competidor consiga a medalhas nos Jogos Olímpicos e as provas são de trampolim de 3 metros (nas categorias feminino e masculino), a plataforma de 10 metros (masculino e feminino) e a plataforma de 10 metros sincronizada (também masculino e feminino) lembrando que a plataforma deve ter 6 metros de comprimento por 2,6 metros de largura e que o trampolim deve ter 4,8 metros de comprimento e 0,5 metros de largura.
Deveres do árbitro e árbitro assistente
Outra das regras dos saltos ornamentais é que o árbitro é responsável por estar no controle da competição e assegurar que todas as regras estejam sendo devidamente cumpridas.
O árbitro assistente tem a função de observar os saltadores na plataforma e durante os saltos sincronizados, ele deverá se posicionar no outro lado da piscina para observar melhor a execução dos saltos e verificar cada salto no boletim de saltos apresentado pelo competidor para ver se estão corretos.
É de responsabilidade do árbitro também, verificar se as informações dos saltos no boletim de saltos estão corretas e caso seja preciso corrigir algo, ele deverá informar ao competidor ou seu representante o mais rápido possível sobre tal correção.
Por causa da dificuldade nas avaliações, o número de árbitros pode ir de sete até onze e os deveres do árbitro e do árbitro assistente são o de avaliar cada salto realizado pelos competidores e dar uma nota. Os árbitros são os juízes e os árbitros assistentes auxiliam os juízes a tomar uma boa decisão quanto à nota.
Caso haja algum tipo de imprevisto, o árbitro também tem liberdade para pedir uma interrupção ou adiamento, ou até mesmo encerrar a competição.
Deveres dos secretários
Os secretários são uma parte importante da competição, pois eles são responsáveis em anotar os resultados das competições. São dois secretários independentes que realizam as anotações e podem contar também com a ajuda de uma calculadora ou uma tabela para facilitar a contagem dos pontos.
O secretário irá registrar as notas diretamente no monitor e o segundo secretário deverá registrar no boletim de saltos as notas.
Critérios de julgamento para pontuação
Os juízes avaliam as atividades de forma isolada, ou seja, cada um avalia sozinho sem haver nenhum tipo de comunicação e as notas vão de 0 a 10 sendo que a maior nota e a menor nota são descartadas a fim de somar e multiplicar pelo nível de dificuldade do salto realizado.
As notas dadas pelos árbitros são multiplicadas pelo nível de dificuldade do salto. Pode ser visto a partir de uma tabela sendo 10 pontos para salto excelente, 8,5 até 10 pontos os saltos muito bons, 6,5 a 8 pontos os saltos bons, 5 até 6 pontos os saltos considerados satisfatórios, 2,5 a 4,5 pontos os saltos deficientes, 0,5 a 2 pontos os saltos considerados insatisfatórios e 0 pontos para o salto falho.
Julgamento para saltos sincronizados
De acordo com as regras oficiais dos saltos ornamentais, em Jogos Olímpicos, Copas do mundo e nos campeonatos mundiais deve sempre haver 7 árbitros em eventos individuais e em equipe e 11 árbitros para os eventos de salto sincronizado, pois cinco vão julgar o sincronismo do salto, três julgam a execução do saltador e três a do outro saltador.
Penalidades nos Saltos Ornamentais: quando o árbitro declara “salto falho”?
Existem várias questões que podem caracterizar o salto falho. Confira abaixo quais são os momentos onde o árbitro pode considerar o salto falho.
Último passo não foi feito num só pé
Quando o último passo do salto não tiver sido feito com apenas um pé, o árbitro pode dizer que foi um salto falho.
Saída do trampolim
A saída do trampolim deve ser feita com ambos os pés ao mesmo tempo, caso contrário, será considerado salto falho.
Salto diferente do boletim de saltos
Se um competidor realizar um salto diferente do que ele propôs no boletim de saltos, não será considerado como um salto falho e o competidor poderá realizar o salto novamente, contudo, valendo apenas 2 pontos.
Parafuso maior ou menor
Caso o salto do tipo parafuso for feito de forma maior ou menor que o angulo de 90º o árbitro (juiz) irá declarar como um salto falho.
Essas são algumas das regras dos saltos ornamentais.
Para saber mais sobre as modalidades de esportes aquáticos e outras curiosidades, continue a nos acompanhar por aqui!