Quais os equipamentos dos atletas de Vôlei de Piscina?
Você sabe quais os equipamentos dos atletas de vôlei de piscina e quais não se pode usar? O Vôlei de Piscina, ou Biribol, como é conhecido, é um esporte considerado relativamente novo, já que surgiu por volta da década de 50 e se expandiu aos poucos. No Brasil, a primeira Liga Nacional só surgiu em 1999.
Dessa forma, muitas pessoas ainda não conhecem as regras e os equipamentos dos atletas de vôlei de piscina. Saiba mais sobre essa modalidade a seguir!
Que equipamentos dos atletas de Vôlei de Piscina são necessários para prática?
O Biribol foi considerado por muito tempo um esporte amador, por falta de apoio de secretarias de esporte estaduais, patrocinadores e outros. Hoje em dia, os atletas ainda buscam maior reconhecimento para o Vôlei de Piscina, mas a caminhada é lenta.
Como é um esporte jogado na piscina, os equipamentos dos atletas de vôlei de piscina são considerados básicos, pois se limitam ao uso de sunga, maiôs (para mulheres), touca e meias.
Sunga
A cor e o desenho das sungas usadas pelos atletas não precisam ser iguais, mas seu uso é obrigatório para a prática.
Touca
As toucas, por sua vez, precisam ser da mesma cor, além de serem numeradas de 1 a 8, com a estampa dos números nas duas laterais.
Esses números precisam ter cores vivas e contrastarem com a cor da touca, para facilitar a visualização por parte dos árbitros da partida.
Meias
Outro dos equipamentos dos atletas de vôlei de piscina são as meias, que servem para ajudar na questão da aderência durante uma partida.
Objetos proibidos durante as partidas
Objetos que poderão causar uma lesão em algum atleta ou fornecer algum tipo de vantagem são estritamente proibidos. Já o uso de óculos ou lente, fica por risco e responsabilidade do jogador.
Qual o tamanho das piscinas oficiais para o Vôlei de Piscina ou Biribol?
Quando o Biribol surgiu, seu criador, Dario Miguel Pedro, testou várias medidas para o tamanho da piscina, até que chegou ao tamanho considerado ideal, que é de 8,00 m x 4,00 m, por 1,30 m de profundidade.
É necessário que a piscina seja construída em uma área plana e retangular, que tenha no mínimo 96 m². A questão do terreno plano é para evitar possíveis lesões ou acidentes aos jogadores.
Qual estrutura e os acessórios são utilizados na piscina do Biribol?
Acima falamos sobre a base necessária para a construção de uma piscina para o Vôlei de Piscina, e agora, chegou o momento de mostrarmos a estrutura e os acessórios necessários para uma partida de Biribol. É tudo simples, só é preciso ter cuidado com as medidas, que precisam estar corretas.
Rede
A rede tem 1,00 m de largura e 4,40 m de comprimento. A malha é quadrada (10 cm x 10 cm) e o fio é branco ou preto. A altura da rede para os homens é de 2,60 m, enquanto que para as mulheres é 2,40 m.
Bandas laterais
Consideradas partes da rede, tem 1,00 m de comprimento e 20 cm de largura. Colocam-se as bandas nas laterais da rede.
Bandas horizontais
Diferentemente das bandas laterais, as horizontais possuem 4,40 m de comprimento e 7 cm de largura. Também são consideradas partes da rede e colocadas de forma horizontal.
Postes
Os postes precisam ser redondos, com cerca de 1,50 m de altura e de 6 a 7 cm de diâmetro. Não devem ser fixados com cabos, para não causar algum risco à saúde do jogador.
São instalados verticalmente e com uma distância de 0,5 m a 0,8 m da borda superior da piscina.
É necessário que tenha fixado uma argola em sua extremidade (para os homens) e outra argola 20 cm abaixo da outra (para as mulheres).
Como é possível perceber, o Vôlei de Piscina é um esporte fácil de ser jogado, pois possui diretrizes mais restritas quanto à sua estrutura e acessórios utilizados. As regras do Biribol são bem parecidas com as do vôlei tradicional, o que facilita para quem quer começar a se aventurar pelo esporte.
Se gostou do post e quer conhecer mais sobre modalidades aquáticas, continue no Esportes Aquáticos para mais conteúdos!
[…] principais torneios de vôlei de piscina, ou de Biribol, são aqueles que recebem o acompanhamento da Liga Nacional de Biribol. O Biribol, […]
[…] toucas de natação podem ser feitas de látex, helanca, poliamida, malha ou outros materiais. As toucas de látex e lycra são mais indicadas […]
[…] Os torneios de Vôlei de Piscina ocorrem no Brasil já fazem muitos anos, e podem ter nomes relacionados a modalidade conhecida como “Biribol” que se trata de um jogo parecido com o vôlei, mas aquático e jogado em piscinas. […]