Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Como funciona o torneio de nado sincronizado. Fonte/Reprodução: original.

Quais os principais torneios internacionais de Nado Sincronizado?

Existem torneios internacionais de nado sincronizado, como em qualquer outro esporte. Realizado de maneira competitiva desde 1973, o nado sincronizado é um dos esportes aquáticos mais conhecidos do mundo e, também, um dos mais interessantes em se assistir por misturar prática esportiva com arte através das coreografias realizadas embaixo d’água.

Porém, você sabia que existem diversas competições além das Olimpíadas para os atletas que participam dessa modalidade esportiva? Há outros dois tipos de torneio que são de grande importância para esses atletas: os jogos Pan-Americanos (a versão das Américas dos Jogos Olímpicos), e o campeonato mundial promovido pela própria Federação Internacional de Natação (órgão reconhecido pelo próprio Comitê Olímpico Internacional).

Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre os torneios internacionais de nado sincronizado.

Conheça 3 dos principais torneios internacionais de Nado Sincronizado

A FINA (Federação Internacional de Natação) é responsável pelas competições, nas mais diversas modalidades, de natação no mundo. É uma organização reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), e rege os principais torneios de esportes aquáticos — como é o caso do nado sincronizado.

Conheça 3 dos principais torneios internacionais de Nado Sincronizado
Quais os principais torneios internacionais. Fonte/Reprodução: original.

Os principais torneios são os jogos Pan-Americanos, Olimpíadas e o próprio campeonato mundial da FINA. Nos três casos, a modalidade só pode ser praticada por atletas do sexo feminino, com exceção do campeonato mundial da FINA, e inclui categorias como solo (apenas uma atleta); dueto (duas atletas) e grupo (no mínimo quatro atletas, e no máximo oito).

Além das categorias que definem o número de atletas participantes em cada apresentação, são levados em consideração — pelos árbitros— as rotinas técnicas e as rotinas livres executadas pelos atletas para concorrer às premiações.

Nado Sincronizado no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos

Um dos eventos desportivos mais importantes do mundo, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos compreende esportes como polo aquático; nado sincronizado; natação e saltos ornamentais.

Realizado desde 1973, o campeonato antes seguia um padrão de tempo em que era realizado a cada quatro anos — em anos pares — e, após 2001, passou a ser realizado a cada dois anos apenas em anos ímpares.

O evento é dividido em três categorias, chamadas disciplinas, algumas com competições para ambos os sexos, e outras apenas para um gênero, como é o caso do balé aquático. Saltos ornamentais e águas abertas são exemplos de modalidades mistas, enquanto categorias como high diving (“mergulho alto” ou “mergulho do alto”, em tradução livre) são competições baseadas em gênero.

Nado Sincronizado nos Jogos Pan-Americanos

Conhecido principalmente como nado sincronizado, mas também chamado balé aquático, natação artística ou rítmica, e até mesmo acrobacias aquáticas, a modalidade é praticada desde 1955 e é de participação feminina apenas.

A ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) diferencia esportes e disciplinas. A principal diferença se dá no fato de que um esporte é um grupo de disciplinas representado por organismos internacionais.

Nado Sincronizado nas Olimpíadas

Apesar de ter aparecido nas Olimpíadas pela primeira vez em 1952, em Helsinque, o esporte tinha apenas teor demonstrativo — ou seja, não contava para o quadro geral de medalhas.

O esporte só entrou oficialmente na competição nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles e, desde então, faz parte das Olimpíadas bem como parte de outros torneios internacionais relevantes (muitos voltados apenas para práticas aquáticas).

Atualmente, além de contar para o quadro de medalhas oficial, o esporte tem critérios a serem seguidos como a rotina técnica (movimentos já estabelecidos pela equipe de árbitros) e a rotina livre (movimentos e coreografias feitos pelos atletas).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.