Quais são as 3 modalidades do Nado Sincronizado e suas características?
O nado sincronizado surgiu na Europa no século XIX e caracteriza-se por um conjunto de acrobacias precisas, que com o passar dos anos foram sendo aprimoradas, se transformando em uma espécie de balé aquático.
O nado sincronizado chegou aos jogos olímpicos de Londres no ano de 1948 apenas como exibição e em 1984 nas olimpíadas de Los Angeles a título de competição.
Quer saber mais sobre as curiosidades e modalidades desse esporte? Continua a leitura para descobrir.
Características do nado sincronizado
Dentre as características do nado sincronizado, é que hoje o esporte é praticado apenas por mulheres, mas sempre foi assim. Até a década de 20, o esporte era praticado pelos homens, que por não terem suas habilidades apuradas para realizar os movimentos foram substituídos pelas mulheres.
A piscina de competições é toda equipada com auto falantes para que as atletas possam ouvir a música fazendo seus movimentos em sincronia, sem encostar no fundo e nas bordas da piscina, apresentando seu número de maneira graciosa.
Aqui no Brasil, a pioneira em nado sincronizado foi Maria Lenk, que depois de muitas apresentações internacionais, trouxe o nado sincronizado para o país.
Em 1943, Maria Lenk chegou a montar sua equipe de balé aquático formada por alunos da atual UERJ. Em 1948 a atleta também foi responsável por montar uma competição, despertando o interesse pela modalidade, dando início a criação de clubes esportivos e em 1963 o Brasil faz sua estréia nos jogos pan-americanos com a modalidade.
Antes de ter seu nome como nado sincronizado, outros nomes batizaram a modalidade dentre eles balé aquático, acrobacias aquáticas, natação rítmica, nado artístico entre outros.
A atleta da Rússia Anastasia Davydova é um grande destaque, sendo a maior medalhista em olimpíadas e em competições mundiais a atleta é a número três do ranking, ficando atrás de duas outras atletas, que curiosamente são suas companheiras de equipe.
Quais são as modalidades do Nado Sincronizado?
O nado sincronizado pode ter três modalidades: Solo, dueto e conjunto.
Independente da modalidade, é necessário que as competidoras tenham técnicas elaboradas de seus movimentos em suas coreografias e esses movimentos precisam estar alinhados ao som subaquático.
A forma de avaliação acontece de duas maneiras: em técnicas e livres. Se tratando de técnicas, a avaliação considera a estrutura técnica e em como os movimentos exigidos são executados.
É dado às duplas até 2 minutos e 20 segundos para apresentação, quanto para equipes é acrescido mais trinta segundos para se apresentar.
As rotinas livres não possuem nenhum tipo de limitação de elementos para realizar sua coreografia, e o tempo de apresentação é maior, sendo 3 minutos para as duplas e 4 minutos para as equipes.
As categorias para competição começam a valer a partir da categoria júnior que vai de 16 até os 17 anos. As categorias infantil e juvenil acontecem apenas como exibição.
Qual a ordem de apresentação das modalidades numa competição de Nado Sincronizado?
Em cada modalidade do nado sincronizado, existem movimentos específicos que não podem deixar de ser realizados pelas atletas, acarretando a perda de pontos na competição. Confira quais são eles.
Modalidades do Nado Sincronizado: Solo
No nado solo, onde a atleta faz sua apresentação sozinha alguns movimentos básicos como flamenco (que consiste levantar uma perna sobre a água e a outra sobre o peito), grua (onde de cabeça para baixo a atleta faz um ângulo de 90° entre os troncos e pernas) e o delfim que consiste em uma volta completa sob a água.
Modalidade do Nado Sincronizado: Duetos
O nado em duetos é feito entre duas competidoras que se apresentam juntas. Nessa apresentação elas precisam realizar movimentos obrigatórios, mostrando toda a sua mobilidade e elasticidade para realizar os movimentos com precisão.
Modalidade do Nado Sincronizado: Equipe
O nado em equipes acontece com grupos de 4 a 8 atletas, esses grupos possuem até 2;50 para realizar suas apresentações fazendo suas coreografias no ritmo da música, a sincronia é importante. Para isso, auto falantes nas piscinas de apresentação são disponibilizados.
Com muito treinamento e sincronia, o nado sincronizado é um ponto alto das olimpíadas e de qualquer outra apresentação em que aconteça trazendo beleza para os esportes aquáticos com música e dança em movimentos cheios de leveza sobre as águas.