Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Conheça quais são os principais campeonatos internacionais. Fonte/Reprodução: original.

Quais são os principais campeonatos de Natação internacionais? Confira!

A natação é um dos esportes mais tradicionais colecionando atletas por diversos países no mundo afora.

Muito além das olimpíadas e jogos pan americanos outras competições são importantes para os competidores, seja para agregar vitórias a sua carreira profissional ou muitas vezes para se classificar para os grandes eventos esportivos.

Quer saber quais são os principais campeonatos de natação? Continue a leitura para descobrir.

Conheça 4 dos principais campeonatos de Natação internacionais

Entre os principais campeonatos de natação internacionais estão o mundial de esportes aquáticos, onde não só a natação, mas outras modalidades de esportes aquáticas são disputadas, os jogos pan americanos que separam cinco dias para as competições e antecedem as olimpíadas.

Conheça 4 dos principais campeonatos de Natação internacionais
Quais são os principais campeonatos de natação internacional. Fonte/Reprodução: original.

E falando em olimpíadas, os jogos olímpicos são a competição mais importante não só para a natação, mas para todos os outros esportes. Há uma ultra preparação por parte dos atletas para as competições com objetivo de trazer para seu país uma medalha.

Reforçando a inclusão na modalidade, as paraolimpíadas além de dar espaço a competidores com deficiências, proporciona o desenvolvimento desses atletas, além de ser responsável por revelar novos nomes do esporte.

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos

O campeonato mundial abre espaço não só para a natação, mas para outros esportes aquáticos, dentre eles os saltos ornamentais, polo aquático e o nado sincronizado.

Com sua primeira edição realizada em 1973, a competição teve alteração ao longo de sua existência. 

Atualmente é realizada de dois em dois anos em anos pares, mas por vinte anos entre os anos de 1978 e 1998, o mundial foi realizado em anos pares, porém de quatro em quatro anos. O Mundial de Esportes Aquáticos é organizado pela Federação Internacional de Natação, a FINA e as disputas acontecem em uma piscina longa, ou seja, uma piscina de 50M.

Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos são os mais tradicionais além da mais importante competição da natação, revelando novos atletas e recordes de cada uma de suas modalidades.

Antigamente, as competições eram realizadas em mar, pois não haviam tantos competidores para a disputa. Só em 1908, em Londres, as disputas passaram a ser em piscina apenas para homens, as mulheres só passaram a competir em 1912.

Nas olimpíadas as competições se dividem entre mistas (homens e mulheres), em equipe e individuais em estilos diferentes que são eles: peito, costa, borboleta, borboleta e livre, com etapas eliminatórias, finais e semifinais.

Jogos Pan-Americanos

Os jogos pan-americanos acontecem um ano antes das olimpíadas, acontecendo apenas para os atletas das Américas.

Os jogos pan-americanos são de responsabilidade da Organização Desportiva Pan-Americana, onde os jogos disputados, dentre eles a natação e as demais modalidades são decididas pela carta olímpica, que agregam competições que fazem parte das olimpíadas e outras que não fazem.

Em 1951, a primeira edição aconteceu em Buenos Aires e desde 2007, quando o Pan foi realizado no Rio de Janeiro, as cidades escolhidas devem também realizar o Parapan americanos, competição destinada a pessoas com deficiência. Esses jogos ocorrem logo após o término do Pan Americano, assim como acontece com as olimpíadas.

Campeonato Mundial de Natação Paralímpica

O   mpeonato tem dado espaço para o descobrimento de novos atletas na modalidade de natação, além de promover o desenvolvimento dos atletas com deficiência física.

A competição acontece em diferentes locais do mundo, onde o Brasil na última edição ganhou destaque conquistando 18 medalhas de prata, ficando na quarta colocação no ranking geral. A realização da competição fortalece a inclusão de deficientes físicos no esporte, dando espaço a novos competidores.

Campeonato Mundial Júnior de Natação‎

Realizada desde 2006 e organizada pela FINA (Federação Internacional de Natação), onde a primeira edição aconteceu no Brasil, o campeonato mundial júnior de natação reúne meninas de 14 a 17 anos e meninos de 15 a 18 anos completos até dezembro do ano do campeonato a cada dois anos em piscinas livres.

Os campeonatos de natação sem dúvida despertam nos atletas a vontade de ultrapassar seus obstáculos e bater recordes, além de estimular a sua competitividade e alavancar suas carreiras, dando visibilidade e destaque.

1 comentário
  1. […] os atletas que já estão com a presença confirmada no Campeonato de Natação Mundial, após uma acirrada eliminatória, entre os competidores. Com a presença de grandes heróis em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.