Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Fonte/Reprodução: original.

Tipos de nados: confira os principais!

A natação é composta pelos mais diversos tipos de nados, no qual diferentes técnicas são usadas para que a perfeição do movimento seja atingido. A modalidade que mexe com todo o corpo é uma das que mais oferece benefícios para quem pratica.

Além da saúde física, a resistência e também a saúde dos órgãos respiratórios ganham uma atenção e cuidados especiais ao praticar os diferentes tipos de nados de natação. Por isso, a prática não é apenas indicada para aqueles que buscam se profissionalizar no esporte, como para aqueles que buscam uma atividade física aquática.

Mas, é sempre importante lembrar a importância da prática ser feita com professores especializados. Dessa forma, tudo se torna mais fácil, desde a compreensão da atividade até os movimentos perfeitos que devem ser feitos.

Nado livre

Entre os tipos de nados, o nado livre é o mais conhecido pelos praticantes de natação. Além disso, ele também é o mais básico e pode ser um dos primeiros a serem aprendidos nas aulas da modalidade.

O movimento é considerado simples dos tipos de nados, mas mesmo assim, merece uma atenção especial e uma coordenação motora. O nado livre consiste em utilizar os braços como remos abaixo da água, as pernas usadas alternadamente com foco no equilíbrio e a cabeça, momento dentro da água e momentos fora para garantir que a respiração seja feita adequadamente.

Costas

Assim como o nado livre, a técnica de costas está entre os mais conhecidos quando se fala nos tipos de nados. Quando comparado ao nado livre, os movimentos para praticar são bem parecidos, porém o atleta deve estar de costas na água.

costas
Fonte/Reprodução: original.

Porém, o nado de costas tende a ter o corpo mais estigado que o nado livre, por exemplo. Por isso, as regiões como posteriores da coxa, panturrilhas, glúteo e tríceps são áreas bem exigidas neste tipo de nado. 

Peito

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos tipos de nados mais complexos para serem realizados. O nível de dificuldade do nado de peito se dá por muitos motivos e, principalmente, porque o praticante deve estar com quase todo o corpo fora da água.

Além disso, o nado de peito exige uma excelente coordenação motora, visto que a cabeça deve ser levantada no momento certo para respirar, os braços devem puxar a água em direção ao peito e os joelhos e pernas devem fazer o movimento parecido com o de uma rã, mas fora da água.‌

Borboleta 

Enquanto o nado de peito exige muita coordenação motora, o nado borboleta é, entre todos os tipos de nados, o que mais exige força. Os movimentos, que são considerados os mais diferentes quando comparados aos movimentos comuns do corpo, aumentam o grau de dificuldade.

O nado consiste em girar os braços para dentro e fora da água e, ao mesmo tempo, flexionar o corpo formando ondas que lembram o nado de um animal. Apesar de parecer fácil, o movimento exige muita concentração.

Quem diz que os tipos de nados na natação são fáceis, certamente ainda não conhece as técnicas que a modalidade possui. Além da natação, outros muitos esportes são realizados dentro da água. 

Alguns mais indicados para certas idades, enquanto outros exigem um nível de concentração maior. Todos eles podem ser encontrados aqui no Esportes Aquáticos, que te explica todas as modalidades, benefícios e técnicas de cada uma – fique atento em nosso site!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.