Tudo sobre hidroginástica
Hoje iremos falar sobre a hidroginástica, o que é, como é praticada, quem pode realizar quem não pode, seus benefícios e muito mais. Ela é muito recomendada principalmente para terceira idade ou para quem está se recuperando de algum ferimento.
Vamos conhecer agora um pouco dessa atividade física incrível que é praticada em todo o mundo.
O que é hidroginástica
A hidroginástica é uma atividade física realizada na água, normalmente na piscina e nessa atividade são feitos exercícios e movimentos aeróbicos. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
Como praticar?
São realizados exercícios dentro da água a fim de relaxar a musculatura, melhorar a coordenação motora, fortalecimento dos músculos e aliviar as dores, geralmente as aulas são bem animadas com músicas, bolas, bastões e pranchas.
Em sua maioria senão todas são coletivas tornando assim essa atividade colaborativa e interativa. Geralmente duram de 40 minutos a 1 hora, realizadas de 1 até 3 vezes na semana.
Quais os benefícios dessa prática?
Os principais benefícios dessa atividade realizada com o nível da água acima do peito são: perda de peso (se combinado a atividade física com uma boa dieta), ajuda na circulação sanguínea, melhora na respiração, fortalecimento dos músculos e dos ossos, melhora da flexibilidade, aumento da coordenação motora, preservação das articulações, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora o sistema respiratório e bem-estar.
Quantas calorias em média uma sessão de hidroginástica queima?
Uma sessão de hidroginástica, dependendo da intensidade e da duração pode queimar em média até 500 calorias por hora, dessa forma é possível perder 1kg por semana, se você combinar a atividade física como uma dieta com poucas calorias.
Qual a diferença entre hidroginástica e natação?
Apesar de muitas pessoas confundirem a natação e hidroginástica, não são atividades iguais, ambas são praticadas na água, porém a natação tem o intuito de aumentar a resistência muscular, o condicionamento, queimar gordura e ajudar na coordenação.
Nela é trabalhado o corpo inteiro, nela há muitos movimentos repetitivos o que causa algum desconforto para quem tem problemas nas articulações e aí entra a hidroginástica.
Como o próprio nome já diz a hidroginástica é uma ginástica dentro da água, é muito boa para o ganhar massa muscular e resistência, em comparação a natação é um pouco mais animada, pois tem música e o trabalho colaborativo com os outros colegas.
O impacto também é menor, por isso tem risco de menos acidente devido o baixo Impacto, é muito indicada para idosos e gestantes, mas isso não proíbe as outras faixas etárias e outras pessoas.
Quem pode praticar hidroginástica?
Aqui no Brasil a hidroginástica têm vindo com tudo, porém nos outros países diferente daqui, pessoas de todas as idades praticam a hidroginástica, por enquanto aqui no Brasil tem se visto apenas idosos praticando e realmente é muito bom para idosos, mas também é bom para as outras faixa etárias, pois têm benefícios para todos e não só para eles ou para alguém que está se recuperando de algum problema.
Durante a gravidez também é muito bom, pois alivia as dores na lombar e ajuda na retenção de líquido.
Quem não pode?
Não há contraindicação para realizar a hidroginástica, muito pelo contrário, se você tem problemas de articulação, sofre com dores no corpo ou se sua idade não permite fazer certas atividades, a hidroginástica é a solução.
Embora a hidroginástica seja um exercício muitas vezes praticado pelas pessoas da terceira idade, ele não tem faixa etária pré existente. Praticado na água é composto de movimentos aeróbicos dos quais muitos são bons e estimulantes à saúde humana, auxiliando na recuperação de ferimentos entre outras situações.
É um exercício bem completo e de baixo impacto, contudo esse exercício traz para o dia a dia um fortalecimento muscular e relaxamento físico de forma simples podemos dizer que com baixo Impacto é um exercício tão completo quanto qualquer outro feito na academia.