Tudo o que você precisa saber sobre Esportes Aquáticos
Nado borboleta. Fonte/Reprodução: original.

Tudo sobre o nado borboleta!

Dentre a prática da natação, o nado borboleta é considerado o mais difícil dentre os principais tipos de nado, e por ser um esporte que trabalha os principais grupos musculares, é necessário técnica e força para fazê-lo.

Além de ser um esporte inclusivo que pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, a natação traz diversos benefícios para a saúde. Vamos conhecer mais sobre o nado borboleta e sua prática.

Onde e como surgiu o nado borboleta?

O nado borboleta, é um estilo de nado que surgiu na década de 30, pela nadadora brasileira Maria Lenk, que resolveu inovar em uma das competições que participava. O nado borboleta é considerado um dos mais rápidos, atrás apenas do nado Crawl.

Como evoluir a técnica?

O nado borboleta foi uma evolução do nado peito, mas para quem deseja iniciar sua prática, o mais importante é fazer os movimentos de forma correta, dominar o pontapé de golfinho e se movimentar imitando ondas. Fazendo isso, na medida que for treinando, sua prática será evoluída.

Como é a técnica de nado borboleta?

Para que o nado borboleta seja feito com perfeição é preciso seguir um passo a passo, que começa com um ciclo que envolve 2 pernadas e uma braçada, a posição do corpo, deve ser a mais paralela possível com a linha da água e a respiração deve ser feita de maneira frontal e realizada no momento que os braços começam a sair da água.

Como é a técnica de nado borboleta?
Técnica de nado. Fonte/Reprodução: original.

Pensando na execução dos braços, o nado borboleta é bem semelhante ao estilo peito, se diferenciando entre fases aéreas e submarinas, apenas. Já as pernas devem se movimentar ao mesmo tempo e permanecerem unidas sempre.

Quais os benefícios da prática do nado borboleta?

A prática do nado borboleta favorece o sistema cardiorrespiratório, por causa do trabalho de força e respiração necessários. A melhora da circulação sanguínea é outro benefício do nado borboleta, assim como trabalha a memória e coordenação motora, ajudando as pessoas com problemas de hipertensão e entupimento de artérias.

O nado borboleta é extremamente eficaz quando pensamos em trabalho de força para os principais grupos musculares, auxiliando o fortalecimento do corpo, além disso ele contribui para o desenvolvimento motor do praticante quanto a percepção espaço-temporal, um benefício ganho pela prática da natação, mas que pode ajudá-lo no dia a dia também.

Quais as provas da natação do nado borboleta?

Você pode encontrar a prática desse nado em competições de provas individuais ou coletivas com revezamentos, de 100 e 200 metros. A modalidade pode ser praticada também em competições de triatlo, que é composta por ciclismo, corrida e nado.

Quais os recordes do nado borboleta?

Os maiores recordistas desse estilo de nado são atletas dos Estados Unidos, o recorde masculino do nado borboleta de 100 metros é de Michael Phelps em Agosto de 2009, com a marca de 49.82 segundos. Já o recorde nessa mesma competição na classe feminina é da atleta Dana Vollmer que marcou 55.98 segundos em Julho de 2012.

Na competição do nado borboleta nos 200 metros, o recorde também está com o atleta Michael Phelps, com o tempo de 1:52.09, marcado em março de 2007, já o recorde feminino para o nado borboleta de 200 metros, é da atleta chinesa Liu Zige, com a marca de 2:01.81 realizado em outubro de 2009.

A natação é uma prática presente entre todas as faixas etárias por ser um esporte inclusivo e democrático. Como vimos, o nado borboleta é um dos mais complexos, no entanto carrega com ele muitos benefícios e podemos nos orgulhar por ser um estilo de nado que foi criado por uma atleta brasileira, a premiada Maria Lenk.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.