Vôlei de Piscina: como funciona esse esporte?
Você já deve ter visto em algum lugar o vôlei de piscina. Mesmo que ele não seja tão popular como o vólei comum, esse esporte é muito praticado, além de ter regras semelhantes ao de quadra, mas o ambiente e dinâmica são totalmente diferentes.
O vôlei de piscina, como o próprio nome já deixa claro, precisa de uma piscina com um espaço aproximadamente de 18 m por 9 m, esse espaço é necessário para que diferentes tipos de partidas possam ser executadas.
A quantidade dos times pode variar de acordo com a dinâmica que você pretende usar, pois existem jogos de 2 pessoas de cada lado, até 6 pessoas em cada time. Não esqueça da rede com altura semelhante ao vôlei comum e a nossa queridíssima bola de vôlei.
Esses foram os fundamentos básicos para se começar a jogar, continue sua leitura para aprender todos os truques desse esporte.
O que é o Vôlei de Piscina?
O vôlei de piscina, ou popularmente conhecido como biribol, é um esporte no qual usamos regra semelhantes ao vôlei tradicional, mas calma, não é 100% igual, pois cada esporte tem suas peculiaridades.
O vôlei de piscina é jogado, obviamente, dentro de uma piscina, com menos participantes e com movimentação limitada. O objetivo é marcar o máximo de pontos possíveis ao lançar a bola de forma que o time adversário não consiga rebater e derrube a bola em seu lado da água.
Como jogar Vôlei de Piscina?
Para começar a jogar o vôlei de piscina, é preciso de alguns itens essenciais para o jogo, como uma piscina, rede de divisão, bola e dois times, onde cada equipe se posiciona e um deles faz o saque inicial, enquanto o segundo, sem deixar a bola cair na água, devolve o saque por cima da rede.
Esse siclo continua até que um dos time derrubem a bola na água ou faça um saque para fora da piscina.
Qual a origem do Vôlei de Piscina?
O vôlei de piscina é totalmente brasileiro! Isso mesmo, esse esporte foi criado por nós, brasileiros, no século XX. No início, era jogado apenas com times femininos, mas logo se alastrou pelos pais e se tornou um esporte inclusivo dente ambos os sexos e pessoas com deficiências.
Uma curiosidade bem legal e que o vôlei de piscina é bastante usado para tratamentos terapêuticos como, ansiedade, reabilitação e desenvolvimento de coordenação motora.
Quais são as regras do Vôlei de Piscina?
Por mais que o vôlei de piscina tenha características do praticado em quadra, a liga nacional de vôlei de piscina implementou algumas regras.
O esporte deve ser praticado com vestimentas aquáticas, como sungas, maios e touca. Cada time deve possuir de 4 a 8 jogadores e o tamanho da piscina pode variar a partir de 8 a 4 metros.
A rede deve possuir 2,62 metros, com uma piscina em uma profundidade aproximada a 1,30 m. Os jogadores vão disputar os setes são estabelecidos por 3 sets de 21 pontos.
Quais os benefícios do Vôlei de Piscina?
O vôlei de piscina tem uma infinidade de benefícios, a começar por ser uma atividade física cardiorrespiratória, os movimentos na água vão ajudar seu corpo inteiro a estar em movimento e os participantes não correm riscos de lesões, pois a água ameniza quase todos os impactos.
Os músculos são os maiores beneficiados por esse esporte, mas o destaque vai para as vias respiratórias, que são constantemente trabalhadas na prática do vôlei de piscina.
Agora que você conhece o vôlei de piscina, não deixe de praticar esse esporte com seus amigos e nos contar como foi o resultado, vamos adorar interagir com você.